sáb, 18 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Convênio binacional prevê intercâmbio de estudantes de medicina na fronteira

Com documento, residência médica pode ser feita na Santa Casa de Livramento
Foto: Marcelo Pinto/AP

A Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria realizou, na tarde desta quinta-feira (18), um convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia e com a Universidad Tecnológica (UTEC – ITR Norte) del Uruguay. O Consulado Brasileiro articulou esses convênios e a formalização do acordo.

O convênio da UFN com a UTEC prevê o intercâmbio entre os alunos das universidades para estagiar, em Santa Maria e no Uruguai. Já o acordo entre a UFN com o Hospital Santa Casa prevê a vinda de estudantes da área da enfermagem e medicina para estagiar no Hospital santanense.

O documento foi assinado, mas ainda não entrou em vigor, pois está em análise quais especialidades médicas irão receber os residentes e estagiários.

A cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá, relatou que o acordo irá trazer uma qualidade no serviço prestado pelos estudantes, pois dará uma ajuda para o atendimento diário à população.

A diretora da Santa Casa, Leda Marisa, frisou a importância dessa assinatura para o Hospital. “A Santa Casa ganha muito, o hospital avança ao se aliar a uma instituição de ensino superior que irá fazer da Santa Casa; lugar de pesquisa, extensão, estágios e residência na graduação de vários cursos na área da saúde, em especial da medicina”.

O programa deve ter início no próximo semestre deste ano.

Gabriel Souza destacou a parceria e solidariedade da comunidade chinesa nas doações - Foto: Alexandre Farina

Empresas chinesas somam cerca de R$25 milhões em doações ao Estado

A cerimônia de doação das empresas chinesas ao Rio Grande do Sul foi realizada nesta sexta-feira (17/5) com a participação do governo do Estado, do Consulado-Geral da China e da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec). Durante todo o ato, que ocorreu de forma híbrida, os chineses que estavam na sede brasileira do Banco da China, em São Paulo, manifestaram