sáb, 18 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Câmara aprova urgência para projeto que prevê sanções a invasores de terras

Pessoas que ocuparem ou invadirem propriedades rurais e urbanas podem ser barradas de benefícios sociais
Plenário da Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), a urgência na discussão do projeto de lei que prevê sanções a invasores de terras. Dessa forma, a proposta pode ser analisada diretamente no plenário da Casa, sem a necessidade de aprovações em comissões. Foram 293 votos favoráveis à urgência e 111 contrários.

O PL 895/2023 determina sanções administrativas e restrições aplicadas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional. Pessoas que ocuparem ou invadirem terras particulares podem ser barradas em benefícios sociais. O texto é de autoria do deputado Zucco (PL-RS).

Trata-se de uma tentativa da oposição para confrontar ações de grupos sociais como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Somente neste mês, no chamado “Abril Vermelho”, já foram relatadas 24 invasões de terra no país.

Gabriel Souza destacou a parceria e solidariedade da comunidade chinesa nas doações - Foto: Alexandre Farina

Empresas chinesas somam cerca de R$25 milhões em doações ao Estado

A cerimônia de doação das empresas chinesas ao Rio Grande do Sul foi realizada nesta sexta-feira (17/5) com a participação do governo do Estado, do Consulado-Geral da China e da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (Abec). Durante todo o ato, que ocorreu de forma híbrida, os chineses que estavam na sede brasileira do Banco da China, em São Paulo, manifestaram