ter, 16 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

TCE-RS convida gestores públicos para capacitação sobre transparência pública

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promove dia 16, às 13h30min, capacitação para o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), na sede da OAB-RS, localizada na rua Washington Luiz, 1110. O evento, que tem como público-alvo prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e representantes de controles internos municipais, será instruído pelos auditores de Controle Externo do tribunal Carla Gross Dias, Luciana Copetti Mendes e Sandro Trescastro Bergue.

Para participar presencialmente a inscrição deve ser feita em tcers.tc.br/escola/inscricoes > cursos e eventos. Para participar de forma online basta acessar ead.tce.rs.gov.br/moodle.

A capacitação objetiva sensibilizar e orientar o público-alvo sobre as ações de coleta de dados no âmbito no PNTP, compartilhar informações sobre o cronograma de trabalho e critérios de avaliação dos sítios institucionais e portais de transparência dos executivos e legislativos municipais e ouvir as experiências e principais dúvidas em relação a experiência de 2023.

O PNTP tem como objetivo avaliar a qualidade das informações disponibilizadas nos sites dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, dos Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e TCs, com base nas regras previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

UTEC lanza posgrado binacional para formar en educación tecnológica y promover la enseñanza e investigación

La presentación pública de la nueva propuesta académica binacional se realizará el viernes 19 de setiembre en UTEC Rivera junto a la Universidad Federal Santa María y el Instituto Federal Sul-riograndense El posgrado, gratuito, tiene como objetivo fortalecer la formación permanente de docentes y no docentes vinculados a la educación tecnológica y profesional, y promover la enseñanza, investigación, extensión e