qui, 10 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Deputada Adriana Lara cobra medidas da Aneel contra a Equatorial

Foto: Deputada Adriana Lara e Jaqueline Godoy, Coordenadora da Superintendência dos Serviços de Transmissão da Aneel

Em Brasília, a deputada Adriana Lara (PL) se reuniu na última quarta-feira (10) com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir os graves problemas com a qualidade do serviço prestado pela Equatorial no Rio Grande do Sul. A parlamentar apresentou um dossiê com relatos de falhas na rede elétrica que resultaram em mortes, falta de manutenção e atendimento precário.

A deputada denunciou a falta de investimento, manutenção prévia e treinamento adequado dos funcionários da empresa, e destacou que o Ministério de Minas e Energia e a Aneel não têm tomado uma posição efetiva para solucionar os problemas.

A Aneel alegou não ter conhecimento das mortes relacionadas à falta de manutenção da rede elétrica, mas reconhece que há falhas, tanto para cumprir o Plano de Contingência da empresa Equatorial para as crises climáticas que atingem o RS, quanto na comunicação com a concessionária. A agência já abriu um processo de fiscalização contra a Equatorial por descumprimento de seus deveres, mas a deputada Adriana Lara ressalta que apenas fiscalização e multas aplicadas até o momento não têm surtido efeito.

Adriana questionou se o contrato com a Equatorial está sendo cumprido e quando pode ser rescindido, considerando o péssimo desempenho da empresa no ranking da Aneel. A agência respondeu que o foco está nos resultados e que a rescisão só pode acontecer quando todos os instrumentos de adequação forem utilizados e a empresa ainda não se adequar.

CPI e indenização a consumidores

A deputada Adriana Lara questionou se uma CPI ajudaria a Aneel a solucionar os problemas da Equatorial no RS. A Agência disse que, com base no exemplo do Rio de Janeiro, uma CPI não agregou valor. A agência considera que documentos como o dossiê apresentado pela deputada são mais eficazes.

Em relação a questão da indenização a consumidores que perdem eletrodomésticos por conta da interrupção da rede elétrica, a Aneel ressaltou a importância de receber esses relatos de uma parlamentar e que possui uma ouvidoria para atender a população e que cobram da concessionária a solução para estes problemas.

Lara também abordou a necessidade de dialogar com o Governo do Estado sobre o credenciamento de outras empresas para auxiliar na fiscalização das concessionárias. A parlamentar irá apresentar ao Governo do Estado um requerimento solicitando que o contrato com a AGERGS seja revisto e a contratação de outras empresas para fiscalização.

A reunião com a Aneel foi um passo importante para pressionar a empresa a melhorar seus serviços no Rio Grande do Sul. A deputada Adriana Lara continuará cobrando medidas efetivas para garantir a segurança e o bem-estar da população gaúcha.

Opiniões

“En 1931 Perico Chicote fundo en este local su histórico bar para mezclar bebidas, vidas y opiniones … para que opiniones, vidas y bebidas convivan”. Caminhando a esmo pela Gran Via, em Madri, passei na frente deste marcante pub. Numa parada rápida olhei, não vi ninguém falando baixo, ninguém triste, muito menos tomando leite. Era o contraste da rua e

Morning Express

DATAS COMEMORATIVAS Dia da Honestidade Dia dos Veteranos da Marinha Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas Dia Mundial contra a Pena de Morte Dia Mundial da Saúde Mental Dia Mundial da Visão Dia Mundial do Lions Clube TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 24° Máx 39° (Teresina-PI) 💵