ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Campereada: entidades tradicionalistas emitem nota de repúdio após declarações de Civeira

O parlamentar afirmou que "essa campereada é uma roubalheira só"
Foto: Fabian Ribeiro/AP

Na tarde da terça-feira (09), 28 entidades tradicionalistas emitiram uma nota de repúdio às declarações feitas pelo vereador Enrique Civeira (PRD) referentes à prestação de contas da 38ª Campereada Internacional de Sant’Ana do Livramento. Em um trecho, o parlamentar chegou a afirmar que “essa Campereada é uma roubalheira só”.Vereador Enrique Civeira

A nota diz que Civeira associou e injuriou todas as entidades tradicionalistas e seus representantes legais, que supostamente teriam desviado valores obtidos no evento. Consideraram que o vereador foi muito maldoso e infeliz em seu discurso, usando o nome de entidades e de terceiros, os quais dizem sempre terem realizado seu trabalho com transparência e responsabilidade perante a todos os envolvidos.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Nota de Repúdio – sobre declarações do vereador Enrique Civeira.

  1. O vereador de Sant’Ana do Livramento-RS Enrique Civeira, usando da palavra em manifestação na tribuna da câmara municipal desta comarca sobre a última campereada municipal expos declarações de cunho acusatório usando os seguintes termos: “ESSA CAMPEREADA É UMA ROUBALHEIRA SÓ”.
  2. Associando e injuriando todas as entidades tradicionalistas e seus representantes legais, de que supostamente teriam desviado valores obtidos no evento!
  3. Acreditamos que o vereador foi muito maldoso e infeliz em seu discurso, usando o nome de entidades e de terceiros envolvidos, os quais sempre realizaram seu trabalho com transparência e responsabilidade perante a todos os envolvidos no evento.
  4. Após longos anos pela primeira vez tivemos a participação de 27 entidades tradicionalistas, participando do evento, tanto na organização quanto na força de trabalho desprendida em conjunto com o executivo municipal para que pudesse acontecer a campereada de 2023
  5. Além disso, a fala do vereador revela um certo desconhecimento acerca da prestação de contas feita a todas as entidades participantes .
  6. A manifestação feita pelo vereador também revela um preocupante desconhecimento do membro do legislativo a respeito das condições de trabalho dos envolvidos para que o evento se realize.
  7. Destaca-se, ainda, que a fala do vereador, contribui para a desinformação que pode prejudicar a relação de confiança entre as entidades participantes do evento perante a sociedade civil e demais instituições contribuintes.
  8. Esse tipo de declaração publicamente coloca a população contra as entidades tradicionalistas que trabalharam e participaram da campereada internacional no ano de 2023
  9. Em tempos de ameaças e discursos de ódio, e acusações inverídicas, não podemos nos calar diante dessa infeliz e injusta declaração.
  10. Portanto, todas as entidades tradicionalistas envolvidas relacionadas abaixo registram repúdio a esta fala e aguardamos por uma retratação pública por parte do parlamentar.

 CTG ESTANCIA VELHA

CTG RINCAO DA CAROLINA

CTG CRIOULOS DA FRONTEIRA

CTG PRINCESA ISABEL

 CTG SINUELO DO CAVERA

 GRUPO SANTANENSE DE CAVALGADAS

 GT TROPEIRO VELHO

CT FIGUEIRA

MOV ART E FOLC HERANÇA XUCRA

TRADIÇAO E FOLCLORE MANGUEIRA COLORADA

MOV NATIVO UPAMAROTI

INV CAMP LANCEIROS GUAPOS

GT MALACARA 7

FOGAO NEGRINHO DO PASTOREIO

G.C URUTAU

PTG JAIME CAETANO BRAUM

G,C GRITO DO QUERO-QUERO

G.C CAUDILHOS DA AABB

PIQUETE TRADICIOANALISTA MARAGATOS E CHIMANGOS

INV CAMP PASSO DO GUEDES

ASSOCIAÇAO DE TROVADORES VELOCINIO SILVEIRA

INV CAMP CHAO BATIDO

NUCLEO SANTANENSE DE CRIADORES DE CAVALORS CRIOULOS

G.C GUASCA DO CAVERA

INV CAMP PASSO DO MINGOTE

INV CAMP PARCEIROS DE PALOMAS

CTG FRONTEIRA ABERTA

PIQT LANCEIROS DO IBICUI DA ARMADA.

 

Santana do Livramento 09 de abril de 2024.