qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Porto Alegre sediará evento sobre energias renováveis

Sindienergia-RS esteve na Sedec para falar sobre o Wind of Change 2024
POR RENATA DA SILVA SPANHOL / ASCOM SEDEC

O potencial do Estado na área de energias renováveis será um dos temas do Wind of Change 2024, promovido pelo Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), em parceria com a empresa especialista em eventos sobre energias renováveis e meio ambiente Viex. O encontro, que reunirá autoridades e investidores para discutir sobre hidrogênio verde e energia eólica offshore, onshore e nearshore, acontece nos dias 20 e 21 de maio, em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, a diretoria do Sindienergia-RS se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, para falar sobre o assunto e também apresentar as propostas da nova gestão da entidade.

Para o secretário Ernani Polo, eventos com essa temática têm a capacidade de colocar o RS no radar dos investidores em energias renováveis. “O Estado tem um grande potencial neste campo, tanto pelas questões ambientais e tecnológicas, quanto pelo trabalho que o governo vem fazendo para o desenvolvimento nesta área. Estão em andamento estudos para mapear o potencial energético do RS, o que torna o Estado um ambiente cada vez mais favorável para os investidores do setor”, disse. Polo também ressaltou que existe um estímulo para que a demanda de energia das empresas venha o máximo possível de fontes renováveis.

A diretoria do Sindienergia-RS, representada pela presidente, Daniela Cardeal, o diretor de Eólicas, Guilherme Sari, e a diretora de Operações, Alessandra Ribeiro Steigleder Guarda, destacou que os investimentos para o setor de eólicas no Estado tem previsões de ultrapassar U$$ 150 bilhões e gerar 105 mil empregos até 2040.  Cardeal explicou o caráter internacional do Wind of Change, que contará com a participação de representantes de consulados e especialistas de outros países. O evento também trará debates, apresentações técnicas, workshops e rodadas de negociação com profissionais nacionais e internacionais, empresas do setor energético e da cadeia de equipamentos e serviços e representantes governamentais.

Participaram da reunião o diretor geral da Sedec, Leandro Evaldt e o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Junior.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são