ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

USAR A TECNOLOGIA PARA SOBREVIVER AO NOVO MUNDO

Buenas!

Na semana que passou, aconteceu em Porto Alegre mais uma edição do South Summit, um evento que, segundo eles, é uma das principais plataformas de empreendedorismo e inovação do mundo, além de uma das principais redes de conexões entre os criadores de startups e aqueles que podem fomentar seus produtos.

Não é pouca coisa não. O evento começou na Espanha há pouco mais de uma década e, após negociações do governo do Estado e de empresários gaúchos, o evento criou uma filial na capital gaúcha. O lugar é tão relevante, que o jornal A Plateia enviou o repórter Rodrigo Evaldt como correspondente ‘internacional’, vejam a importância!

Para traduzir em linguagem palatável para o grande público, o South Summit é uma espécie de feira que reúne, além de curiosos, como eu, gente com ideias e projetos voltados para o mundo digital ou criativo, que querem aproximar-se de pessoas e empresas com capital para investir neste povo inovador. E, se o fizerem, farão esperando lucros futuros que os projetos poderão render.

E o movimento é grande! Vem gente de todo o Brasil, mas não só. Vi britânicos, americanos, bielorrussos, uruguaios e cearenses, dentre outros estrangeiros. Apesar do calor absurdo do primeiro dia, o pessoal circulou para cima e para baixo naqueles galpões. Aliás, o calor foi um capítulo à parte. Teve repórter desmaiando ao vivo e a cores, o vídeo circulou Brasil afora. Apesar do desmaio, ele passa bem, viu!

Depois do calor, claro, veio a chuva. E que chuva! Atrasou o segundo dia, mas deu tudo certo, nenhum telhado voou, Faltou luz vez ou outra, mas aqui no RS, isso é quase tão normal quanto espirrar no outono ou na primavera. Aliás, grandes feiras e eventos são normais no RS. Temos algumas das maiores do mundo agro. Porém, em questões tecnológicas, sempre fomos atrasados ou, para dizer o mínimo, lentos.

E aí está a questão: Tecnologia. Países pequenos, como Irlanda, Coréia do Sul, Finlândia e Dinamarca, investiram em desenvolvimento e fomento de empresas que priorizam a tecnologia. E cresceram, muito!

Noutro dia, comprei um pacote de grãos de café para moer. Estava em promoção. Sim, sou mais um ‘moedor de café’, faz uma diferença moer os grãos na hora. O pacote estava em promoção, valeu o preço, era importado da Itália. Peraí! A Itália não planta um grão de café! Olhei na parte de trás e vi que o café somente é torrado lá, o grão vem de onde? do Brasil!

Ou seja, nos vendemos o grão cru, sem nenhum ou pouquíssimo valor agregado. E aí entra o South Summit! No mundo atual, quem mais ganha dinheiro são as empresas que vendem produtos modernos e qualificados, com grande valor agregado. E, de preferência, que sejam digitais ou coisa parecida, como fazem a Google, Meta, Microsoft, dentre outras. Por que não fazermos o mesmo?

Não é fácil, eu sei, mas precisamos entrar neste mundo. Plantar soja e vender para a China dá dinheiro para os latifundiários e gera muito em impostos para o governo, mas não dará para sempre. Numa palestra aqui no South, o CEO de uma fábrica de colheitadeiras afirmou que as importações chinesas de soja só tendem a reduzir, pois eles estão plantando cada vez mais!

Em resumo, espero que com Summits do quilate deste que entrou para o calendário anual de Porto Alegre, floresçam frutos, digitais ou não, tão cheirosos quanto os originais. E, principalmente, que possam ser vendidos mundo afora, gerando lucro e fama para nosso rincão, já conhecido por exportar o churrasco, mas que seja também por saber transacionar seu desenvolvimento tecnológico!

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.