seg, 24 de junho de 2024

Variedades Digital | 22 e 23.06.24

Frente Parlamentar da Uva e do Vinho é instalada em Brasília

Deputado Federal Afonso Hamm presidirá colegiado na gestão 2024/2025
O setor vitivinícola, deputados e senadores de diversas regiões do país, estiveram reunidos ontem (19/03), em um grande evento que marcou a instalação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho brasileiro, em Brasília.

Reconduzido à presidência da Frente para a gestão 2024/2025, o deputado federal Afonso Hamm destacou alguns dos desafios para tornar a cadeia produtiva da uva e do vinho ainda mais competitiva.

“Vamos trabalhar para garantir a redução dos impostos na reforma tributária, que tem prejudicado a concorrência dos nossos produtos, reconhecidos internacionalmente pela qualidade”, afirmou Hamm.

Durante seu pronunciamento, Afonso Hamm também salientou que o grupo irá tratar sobre o trabalho temporário de colheita da safra, pois assim como em outras culturas, o setor vitivinícola tem buscado atender todas as exigências para contratação e a sustentabilidade das pequenas propriedades.

Entre as entidades apoiadoras do evento estiveram o Consevitis-RS, Uvibra, Agavi, Câmara Setorial da Viticultura, Sindicato da Indústria do Vinho dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

A cadeia vitivinícola movimenta mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira e envolve 70 mil agricultores familiares em 50 mil hectares. São em torno de mil vinícolas que empregam 100 mil pessoas direta ou indiretamente.

Banrisul firma acordo para atender clientes servidores públicos estaduais e municipais diretamente atingidos pela enchente conforme Mapa Único do Plano Rio Grande

O Banrisul e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação do Procon RS e do Procon do Município de Porto Alegre assinaram um acordo que prevê a prorrogação de operações de crédito consignado de servidores públicos do Estado e de municípios conveniados ao