sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Frente Parlamentar da Uva e do Vinho é instalada em Brasília

Deputado Federal Afonso Hamm presidirá colegiado na gestão 2024/2025
O setor vitivinícola, deputados e senadores de diversas regiões do país, estiveram reunidos ontem (19/03), em um grande evento que marcou a instalação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho brasileiro, em Brasília.

Reconduzido à presidência da Frente para a gestão 2024/2025, o deputado federal Afonso Hamm destacou alguns dos desafios para tornar a cadeia produtiva da uva e do vinho ainda mais competitiva.

“Vamos trabalhar para garantir a redução dos impostos na reforma tributária, que tem prejudicado a concorrência dos nossos produtos, reconhecidos internacionalmente pela qualidade”, afirmou Hamm.

Durante seu pronunciamento, Afonso Hamm também salientou que o grupo irá tratar sobre o trabalho temporário de colheita da safra, pois assim como em outras culturas, o setor vitivinícola tem buscado atender todas as exigências para contratação e a sustentabilidade das pequenas propriedades.

Entre as entidades apoiadoras do evento estiveram o Consevitis-RS, Uvibra, Agavi, Câmara Setorial da Viticultura, Sindicato da Indústria do Vinho dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

A cadeia vitivinícola movimenta mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira e envolve 70 mil agricultores familiares em 50 mil hectares. São em torno de mil vinícolas que empregam 100 mil pessoas direta ou indiretamente.

General Hamilton Mourão através do X

Lula resolveu avançar na implementação do instrumento legal da Lei de Reciprocidade contra os EUA, sem dúvida uma ferramenta de negociação, mas que carece de poder econômico, científico, tecnológico e até mesmo militar para poder ter a mínima viabilidade.   Confira completo no link abaixo: CLIQUE AQUI