qui, 25 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Heinze apresenta projeto que revoga obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19 em crianças de até cinco anos de idade

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – protocolou o projeto de decreto legislativo – PDL – 35/2024 – que propõe a suspensão dos efeitos da Nota Técnica – NT – 118/2023, do Ministério da Saúde. A norma tornou obrigatória a vacinação conta a covid-19 em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. O parlamentar justifica que a decisão do governo tira o direito de escolha dos pais, em cenário de incerteza, e exige um amplo debate legislativo.

A iniciativa do senador Heinze segue uma discussão abrangente ocorrida durante uma Sessão de Debates Temáticos, realizada pelo Senado Federal no final de fevereiro. Durante a conferência diversos especialistas apresentaram suas perspectivas sobre a vacinação obrigatória para crianças nesta faixa etária. A discussão centrou-se em questões como a eficácia da vacina para o público infantil e a necessidade de estudos mais aprofundados. Na ocasião, o Ministério da Saúde não compareceu e não mandou representante para o debate.

“A minha proposta busca promover uma abordagem cautelosa quanto à implementação de políticas de vacinação infantil, além de salientar a importância da transparência, do consentimento informado e da autonomia dos pais. É necessário questionar a obrigatoriedade da vacinação, imposição que nenhum outro país adotou, especialmente considerando o ritmo acelerado de desenvolvimento das vacinas durante a pandemia”, explica Heinze.

Heinze também chama atenção que a NT, de caráter obrigatório, é um ato determinado por um diretor de departamento e uma secretária. “Na maioria das nações decisões sobre imunização são submetidas a um processo legislativo ou regulatório transparente e participativo”, afirmou o autor.

O senador ainda destaca que o PDL não significa uma oposição à vacinação como ferramenta de saúde pública. “É um chamado ao diálogo, à transparência e ao respeito pelas liberdades individuais”, concluiu Heinze.

O PDL aguarda despacho para as comissões do Senado.

Agricultores familiares podem encaminhar propostas para compra e distribuição de sementes para Conab

Nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a receber as propostas para a compra e distribuição de sementes e materiais propagativos, como mudas, entre outros, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos para a aquisição serão repassados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à

O que se passa por estes pagos? Teriam as chuvas e ventos de maio levado no arrastão o respeitável futebol dos gaúchos?

Inter e Grêmio estão de cócoras. Quando veremos multidões nas ruas celebrando conquistas, erguendo taças, ostentando com júbilo suas coloridas camisetas? O Inter está perdendo para ele mesmo, e para ele mesmo está perdendo o Grêmio. A quem atribuir a responsabilidade? Ao fortuito exílio, motivado pelos alagamentos? Aos jogadores, cujos salários mensais equivalem a anos de salário-mínimo? Aos técnicos? Conselheiros?