seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeita Ana Tarouco representa Livramento em missão na Europa

Chefe do Executivo está na comitiva da Confederação Nacional dos Municípios

A prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (PL), está participando da comitiva de representantes dos municípios que estão participando da missão técnica internacional da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Portugal.

O fórum faz parte do projeto Inova Juntos, que é um programa da CNM em conjunto com a Universidade de Lisboa e a União Europeia.

Em entrevista exclusiva à Rádio RCC FM, nesta segunda-feira, a mandatária contou detalhes do convite para participar do expedição. “Em setembro, a CNM fez um convite a cidades de fronteiras e a partir daí entramos no projeto. Ao longo dos meses, tivemos a viagem a Brasília e estabelecemos diversas ações. Agora estamos na região do Faro, onde tem o turismo presente com várias vertentes: marítima, gastronômica, eventos e muitos outros […] Estamos passando a semana aqui, trocando experiência e mostrando a nossa realidade também. Temos ao longo desta semana, encontros com empresários e investidores, onde cada município terá seu tempo para mostrar um pouco da sua realidade”, explicou a prefeita.

Ana destacou ainda a importância que a Fronteira da Paz tem em uma missão dessa magnitude. “As pessoas de fora enxergam e valorizam mais que o pessoal interno de Livramento. Então, talvez, o que viemos buscar aqui, entre outras coisas, é como esses municípios que giram em torno do turismo, como eles conseguem e conseguiram fazer que o turismo seja enxergado como uma indústria que gera emprego, gera renda e riqueza. Hoje tivemos a embaixadora brasileira aqui, com outros embaixadores da região, mostrando seus números, isso é um aprendizado que nós temos que levar para fazer nosso estudo de caso”, finalizou.

Prenda de Livramento usa a internet para divulgar a cultura gaúcha

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura e a tradição gaúcha encontram na internet um novo palco para se manifestar e perpetuar. Se antes a preservação dos costumes se dava principalmente nos galpões e nas rodas de chimarrão, hoje, as redes sociais se mostram como ferramentas poderosas para a difusão e o fortalecimento do tradicionalismo. O tradicionalista e