qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Claudio Bier será candidato a presidente da Fiergs

Atual vice-presidente da entidade, empresário e líder do setor de máquinas e implementos agrícolas, registrou candidatura na manhã desta segunda-feira (18)

O empresário Cláudio Bier será candidato a presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Atual vice-presidente da entidade e presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) no quarto mandato, ele inscreveu sua candidatura na manhã desta segunda-feira (18) para a disputa marcada para 21 de maio. A chapa inscrita é composta ainda por seis vice-presidentes, 38 diretores, seis integrantes do Conselho Fiscal e quatro delegados representativos.

“A indústria vive um momento desafiador e de algumas incertezas. Coloco meu nome à disposição com a crença de que a Fiergs precisa de força e união para defender a indústria gaúcha. O momento requer a ampliação do protagonismo do setor industrial, a conquista de novos mercados para nossos produtos e mais obras de infraestrutura para minimizar gargalos e melhorar nossa competitividade. Reconhecemos que há muito a evoluir, a modernizar e a aprimorar na estrutura da entidade, mas essa travessia precisa ser feita de forma madura e serena, com responsabilidade e segurança. Queremos fazer uma gestão aberta, descentralizada e plural, do tamanho da Fiergs”, afirma Bier.

Diretor-presidente do Grupo Masal SA, Bier, entre outras propostas, pretende criar um conselho formado por empresários de renome e instituir o cargo de diretor executivo. O plano é formar um seleto grupo de líderes empresariais que seja consultado pela entidade na tomada de grandes decisões e em momentos cruciais. Entre as metas também estão levar mais eficiência e técnica para a gestão da Fiergs, elevar o protagonismo dos vice-presidentes e das câmaras temáticas para fomentar o surgimento de novos líderes e novos canais de diálogo com as esferas de poder, além de aprimorar o Sistema S (Sesi e Senai) e fortalecer os sindicatos patronais para as negociações com as entidades laborais.

O mandato é de três anos, mas Bier já adianta que, se eleito, não disputará reeleição. O Sistema Fiergs também abrange o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs), o Sesi, o Senai e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), que promove o desenvolvimento profissional e organizacional por meio da inovação.

*Biografia*

Diretor-presidente do Grupo Masal SA, Claudio Bier ocupa atualmente cargos de liderança no meio empresarial. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e está no quarto mandato como presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

Nascido em Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte, Cláudio Affonso Amoretti Bier é casado, tem dois filhos e quatro netos. Mudou-se para Porto Alegre aos 11 anos para estudar. Desde cedo, demonstrou habilidades em vendas e talento empreendedor em negócios nos segmentos do comércio, serviços e indústria.

Antes de adquirir a Masal, em 1983, atuou nos ramos dos transportes e extração de madeiras. Quando comprou a empresa sediada em sua cidade natal, conseguiu executar uma reestruturação difícil, impedindo falência e mantendo centenas de empregos. Após a recuperação da saúde financeira, a Masal abriu um complexo industrial em Farroupilha e se tornou uma empresa globalizada com significativas atividades comerciais na China, Turquia e países da América Latina.

Como presidente do Simers, há pouco mais de 20 anos, idealizou a criação de um espaço para exposição de máquinas e implementos agrícolas dentro da Expointer, o que ajudou a dar protagonismo e maior dimensão ao segmento. A área, que era um banhado degradado, foi recuperada e ajudou a tornar a feira uma das mais representativas do país em volume de negócios gerados. Como consequência, o segmento de máquinas representa atualmente mais de 95% do faturamento da feira.

Em 2001, adquiriu a Fundição Jacuí, de Cachoeira do Sul, empresa que também teve sua situação financeira recuperada pela gestão de Bier e atualmente é uma importante empregadora da região. Entrou para o ramo da navegação em 2018, quando adquiriu em Taquari o Estaleiro Colorado.

No campo social, tem sido parceiro de instituições como o Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde é irmão-mesário, membro do corpo administrativo consultor. Ainda atua junto ao Sport Club Internacional como conselheiro, há 25 anos; também já ocupou a vice-presidência do clube e do Conselho Deliberativo.

*Reconhecimentos*

Em 2013, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. É destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Em 2023, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre pelo impacto positivo de suas atividades empresariais, que geram empregos, renda e desenvolvimento econômico e social. Também recebeu o Prêmio Folha Verde na Assembleia Legislativa, onde o Simers foi reconhecido na categoria Setor Agrícola pelo comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a preservação de recursos naturais.

Em março de 2024, recebeu o troféu Semente de Ouro, da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, por sua relevância como personalidade para o agro. A entrega ocorreu no primeiro dia da Expodireto Cotrijal, evento que garantiu apoio desde a concepção.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con