ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Para onde vai Galo? Vereador se desfilia do Progressistas e está sem partido

Não está descartada a sua filiação no PL
Maurício Galo Del Fabro (Foto: Arquivo/AP)

Está confirmada a desfiliação do vereador Maurício Galo Del Fabro do partido Progressistas. Com isso, naturalmente surge a dúvida para qual partido vai o parlamentar. Embora não tenha anunciado oficialmente, não está descartada a filiação do político ao Partido Liberal (PL), que inclusive é presidido pela prefeita Ana Tarouco em Sant’Ana do Livramento, agente do qual Galo tem muita afinidade. Del Fabro é até mesmo líder do governo da delegada no Parlamento Local.

Obviamente que decidir para qual partido um agente político vai ingressar não é uma tarefa fácil, ainda mais em um período pré-eleitoral. Muito fatores devem ser levados em consideração e por isso Galo ainda não anunciou sua nova bancada.

Maurício somente pode se desfiliar do Progressistas porque estamos dentro do período da chamada “janela partidária”, que é o espaço de tempo em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato.

Considerado um político de direita, Galo filiou-se ao Progressistas em 2020, quando foi eleito vereador pela sigla. Em 2023 foi presidente da Câmara Municipal ainda representando o partido. Antes disso, Del Fabro passou pelo MDB e teve dois mandatos pelo PSDB.