seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Reunião do Eixo Atlântico em Livramento discute novas ações na fronteira

A equipe de Gabinete de Cooperação do Projeto Fronteira da Paz Sustentável realizou uma coletiva de imprensa na prefeitura de Livramento na manhã de quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, para tratar sobre o Plano de Ação da Agenda Urbana Fronteira da Paz. Na ocasião, estiveram participando os membros do gabinete de cooperação, o Prefeito em exercício, Evandro Gutebier, o Secretário Geral do Eixo Atlântico, sr. Xoán Vasquez Mao, do Coordenador da Agenda Urbana Fronteira da Paz, e o intendente de Rivera Richard Sander.

O Plano de Ação da Agenda Urbana Fronteira da Paz é composto por 50 ações a serem realizadas por Sant’Ana do Livramento e Rivera e está em fase de implementação, por meio de 38 grupos de trabalho formados por técnicos das duas cidades, autoridades de outras instituições do governo nacional, estadual e federal e organizações da sociedade civil.
O projeto, articulado pelo Eixo Atlântico e financiado pela União Europeia, promove o desenvolvimento urbano integrado através de alianças entre instituições locais. Estados-Membros da UE e países aderentes, de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Visa melhorar a qualidade de vida da população de Sant’Ana do Livramento/ BR e Rivera/UY, que formam o continuum urbano, um espaço público comum que respeite o princípio das fronteiras políticas, mas considera que isso não deve implicar fronteiras físicas ou obstáculos adicionais para a vida quotidiana dos cidadãos.

AGENDA URBANA
É uma ferramenta de planejamento para o crescimento da cidade em todas as suas dimensões: urbana, social, econômica, ambiental, etc., com uma perspectiva de horizonte temporal de médio prazo, expressando uma visão estratégica da cidade.

A Agenda Urbana da Fronteira da Paz procura constituir-se como um plano estratégico que projeta e reinterpreta as cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera, e o continuum urbano que elas formam, em nível econômico, social, ambiental e cultural. Pretende contribuir para melhorar a governação conjunta e promover a cidadania ativa, através de uma metodologia participativa e aberta para ambas as cidades. Foi estruturada em 5 eixos temáticos que abrangem: Políticas Urbanas; Desenvolvimento Econômico; Atmosfera; Inclusão Social e Eficiência Administrativa.
A Agenda Urbana da Fronteira da Paz constitui-se em um documento estratégico com uma visão transcendente, que não é condicionada pelos ciclos políticos da administração local, mas sim pela identificação das principais linhas de desenvolvimento a que aspiram os seus cidadãos.

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos