qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Reunião do Eixo Atlântico em Livramento discute novas ações na fronteira

A equipe de Gabinete de Cooperação do Projeto Fronteira da Paz Sustentável realizou uma coletiva de imprensa na prefeitura de Livramento na manhã de quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, para tratar sobre o Plano de Ação da Agenda Urbana Fronteira da Paz. Na ocasião, estiveram participando os membros do gabinete de cooperação, o Prefeito em exercício, Evandro Gutebier, o Secretário Geral do Eixo Atlântico, sr. Xoán Vasquez Mao, do Coordenador da Agenda Urbana Fronteira da Paz, e o intendente de Rivera Richard Sander.

O Plano de Ação da Agenda Urbana Fronteira da Paz é composto por 50 ações a serem realizadas por Sant’Ana do Livramento e Rivera e está em fase de implementação, por meio de 38 grupos de trabalho formados por técnicos das duas cidades, autoridades de outras instituições do governo nacional, estadual e federal e organizações da sociedade civil.
O projeto, articulado pelo Eixo Atlântico e financiado pela União Europeia, promove o desenvolvimento urbano integrado através de alianças entre instituições locais. Estados-Membros da UE e países aderentes, de acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Visa melhorar a qualidade de vida da população de Sant’Ana do Livramento/ BR e Rivera/UY, que formam o continuum urbano, um espaço público comum que respeite o princípio das fronteiras políticas, mas considera que isso não deve implicar fronteiras físicas ou obstáculos adicionais para a vida quotidiana dos cidadãos.

AGENDA URBANA
É uma ferramenta de planejamento para o crescimento da cidade em todas as suas dimensões: urbana, social, econômica, ambiental, etc., com uma perspectiva de horizonte temporal de médio prazo, expressando uma visão estratégica da cidade.

A Agenda Urbana da Fronteira da Paz procura constituir-se como um plano estratégico que projeta e reinterpreta as cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera, e o continuum urbano que elas formam, em nível econômico, social, ambiental e cultural. Pretende contribuir para melhorar a governação conjunta e promover a cidadania ativa, através de uma metodologia participativa e aberta para ambas as cidades. Foi estruturada em 5 eixos temáticos que abrangem: Políticas Urbanas; Desenvolvimento Econômico; Atmosfera; Inclusão Social e Eficiência Administrativa.
A Agenda Urbana da Fronteira da Paz constitui-se em um documento estratégico com uma visão transcendente, que não é condicionada pelos ciclos políticos da administração local, mas sim pela identificação das principais linhas de desenvolvimento a que aspiram os seus cidadãos.

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à

Seminário resgata a memória dos Lanceiros Negros em Porto Alegre

No próximo dia 18 de setembro, às 14h, a sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) será palco de um importante evento cultural e histórico: o Seminário Lanceiros Negros. A atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos Lanceiros Negros na história da Revolução Farroupilha e sua relevância para a identidade