dom, 16 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Presidente encerra sessão por falta de vereadores no Plenário

No momento do encerramento, apenas oito parlamentares estavam presentes
Foto:Yuri Cardoso/AP

Conforme estabelece o artigo 162 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, segunda-feira, às 10h, é dia e horário de sessão, ou seja, os parlamentares devem estar presentes no Plenário para deliberação dos projetos. No entanto, nesta segunda-feira (26), a reunião foi encerrada pelo presidente, vereador Lídio Mendes Melado (PRD), por falta de quórum.

De acordo com o artigo 168 do Regimento, quórum é o número mínimo exigido de vereadores presentes nas sessões plenárias para deliberação. A abertura dos trabalhos das sessões plenárias da Câmara somente acontecerá com a presença da maioria absoluta dos vereadores, conforme estabelece o artigo 68, caput da Lei Orgânica Municipal. A regra, portanto, é clara: não havendo quórum regimental, a sessão não se realizará.

PRESENTES 

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Cleber Custódio (PDT)*, Duda Amaral (Progressistas), Elso Alvienes (Podemos), Enrique Civeira (PDT)* , Jovani Romarinho (Republicanos), Lídio Mendes Melado (PRD), Maria Helena Duarte (PDT), Rafael de Castro (PSB), Romário Paz (MDB) e Thomaz Guilherme (PRD).

* O vereador Enrique Civeira estava presente na sessão, mas saiu do Plenário para, segundo ele, conversar com o diretor da Casa, momento em que o presidente determinou o encerramento dos trabalhos.

* De mesma forma, o vereador Cleber esteve na sessão, mas no momento do encerramento não encontrava-se no Plenário.

AUSENTES

Logo após o encerramento da sessão, a Reportagem do Jornal A Plateia esteve em todos os gabinetes dos vereadores ausentes, a fim de buscar as justificativas da ausência dos parlamentares. Estavam ausentes na sessão: Aquiles Pires (PT), Dagberto Reis (PT), Eva Coelho (PDT), Felipe Torres (PL), Gilbert Gisler Xepa (PSB), Leandro Ferreira (PT) e Maurício Galo Del Fabro (Progressistas).

AQUILES: Está cumprindo agendas em Porto Alegre;

DAGBERTO: Está cumprindo agendas em Porto Alegre;

EVA: Não tinha ninguém no gabinete, nem a vereadora, tampouco os assessores. A sala estava fechada.

FELIPE: Estava atendendo demandas na Santa Casa de Misericórdia;

XEPA: Estava cumprindo agenda na Secretaria Municipal de Saúde;

LEANDRO: Está cumprindo agendas em Porto Alegre;

GALO: Estava cumprindo agenda no Sindicato Rural, junto com o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos).

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos