sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretárias prestam esclarecimentos à Câmara sobre contrato com empresa Deboni

Vereadores dizem não estarem convencidos e devem denunciar ao MP caso de construção de escolas
Secretária Elis Duarte (à esquerda) e secretári Gisela (à direita) (Foto: Gabriela Lopes/AP)

As secretárias municipais de Educação, Elisângela Duarte, e da Fazenda, Gisela Alvarez, estiveram, nesta semana, na Câmara de Vereadores para prestarem esclarecimentos a respeito da contratação da empresa Deboni Sistemas Construtivos com a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. A empresa foi contratada para elaborar projetos e executar obras de engenharia para o fornecimento e instalação de salas modulares para uma nova creche no bairro Simón Bolívar e a ampliação das Escolas Municipais de Educação Infantil Dudu, no bairro Wilson, e Bem-Querer, na Vila Julieta.

Secretária Elis Duarte (à esquerda) e secretári Gisela (à direita) (Foto: Gabriela Lopes/AP)

Os parlamentares apresentaram diversos questionamentos, principalmente com relação ao valor da obra da escola municipal que deverá ser construída no bairro Simón Bolívar, investimento este que está na casa dos R$ 9 milhões. Conforme apresentado pelo vereador Aquiles Pires (PT), a média de preços para construção de escolas “padrão 1 do FNDE” é R$ 3 milhões, por isso a suspeita de superfaturamento na obra de Livramento, que custaria três vezes mais que a média. No entanto, as secretárias justificaram que o investimento é mais caro em virtude do material tecnológico utilizado pela Deboni, tecnologia essa que possibilita a obra ser entregue de forma extremamente ágil.
Outra suspeita consiste no levantamento de preços das outras duas empresas. Segundo os vereadores da oposição, não consta no processo a forma como as outras duas empresas (exceto a vencedora) foram consultadas pela SME sobre seus preços. Além disso, as mesmas duas empresas teriam respondido na mesma data, o que também seria suspeito para os parlamentares, que têm receio de um eventual direcionamento do processo visando o sucesso da Daboni no processo.
Após a reunião, que durou quase três horas, alguns parlamentares não se convenceram das explicações e devem levar uma denúncia ao Tribunal de Contas (TCE-RS) e ao Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC-RS). Além disso, novos pedidos de informações foram encaminhados ao Executivo sobre o tema.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e