Mercados em baixa às 6h30 de Brasília: S&P -0.33%, Dow Jones -0.21%, Nasdaq -0.45% e o índice europeu STOXX600 -0.12%.
🇺🇸 INFLAÇÃO PERSISTENTE‼️: Os preços no atacado subiram mais do que o previsto pelos economistas entre dezembro e janeiro, de acordo com dados do índice de preços ao produtor divulgados na sexta-feira. Isso reforçou as preocupações com a inflação rígida que surgiram no início da semana, depois que o índice de preços ao consumidor atingiu 3,1% em uma base anualizada, acima do previsto pelos economistas e bem acima da meta de 2% do Fed.
🇺🇸 SEMANA CURTA: Mercados dos EUA foram fechados na segunda-feira, em comemoração ao aniversário de George Washington.
🇧🇷 JUROS FUTUROS: Com o feriado nos EUA, os juros brasileiros pouco se mexeram. A taxa de 10 anos fechou 4 bps, a 10,75%, enquanto a NTN-B longa ficou estável, pagando inflação + 5,70%.
Estadão – Haddad encontra Lula nesta terça para discutir reoneração da folha: ‘ambiente está mais favorável’
Governo tentará definir pauta prioritária no Congresso, com o Ministério da Fazenda e outras pastas presentes na reunião
CNN – Lula vai chamar líderes para definir reoneração da folha nesta semana, diz Randolfe
Proposta será encaminhada junto a outra MP para bloquear desoneração este ano; Perse será tratado na MP enviada anteriormente.
O Globo – Haddad rebate críticas de empresários de eventos: ‘Quem está mal informado é quem não tem os dados da Receita’
Os empresários dizem que os gastos com o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) não estão no valor citado pelo ministro, em torno de R$ 17 bilhões. Mas, segundo o ministro, todas as estimativas que diz são baseadas em dados oficiais, da Receita Federal.
Folha – Sem fazer revisão de gastos, ministério de Tebet fica esvaziado
Ministra não conseguiu avançar no primeiro ano do governo e deve encontrar uma barreira ainda maior em 2024.
Valor – Veto de R$ 5,6 bilhões a emendas de comissão é ‘fundamental’, diz Randolfe Rodrigues
Em outra frente, o líder do governo no Congresso disse que Lula deve realizar reunião nesta semana para decidir sobre o encaminhamento do projeto de lei em regime de urgência que trata da reoneração de 17 setores intensivos em mão de obra.
O Globo – ‘É hora de repensar a estrutura do setor elétrico’, diz diretor do ONS sobre alto custo das contas de luz
Para Luiz Carlos Ciocchi, o modelo energético do Brasil foi “virado de cabeça para baixo” nos últimos anos com subsídios e distorções que precisam de ampla negociação para saírem de cena.
Valor – Custo de energia é um dos motivos da desindustrialização do Brasil, diz diretor da Aneel
“Precisaremos de uma reordenação legal e regulatória, porque temos uma capacidade de gerar energia muito competitiva e barata”, destacou Sandoval Feitosa.