A importância de projetos que incentivam a criatividade e o empreendedorismo local é indiscutível. Em Sant’Ana do Livramento e Rivera, o movimento Fronteira Criativa foi criado para potencializar a criatividade e a economia criativa na região.
Nesse contexto, o Fronteira Criativa surgiu como uma resposta promissora para promover a economia criativa e estimular o empreendedorismo na região. Estudos de viabilidade econômica conduzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam os benefícios econômicos, sociais e culturais do investimento em iniciativas que promovem a criatividade e a inovação.
Além disso, análises de tendências globais feitas por consultorias especializadas, como a McKinsey & Company e a Deloitte, apontam para o crescimento exponencial da economia criativa em escala mundial. Setores como design, tecnologia da informação, turismo cultural e entretenimento estão se expandindo rapidamente, oferecendo oportunidades de crescimento para comunidades que investem em sua capacidade criativa e inovadora.
A arte e a cultura têm o poder de unir as pessoas e transformar a sociedade, e é nisso que os idealizadores do projeto acreditam. Por meio do Fronteira Criativa, foram promovidas ações que valorizam a produção artística e cultural local. Músicos, artistas visuais, fotógrafos, artesãos e diversos outros profissionais encontram apoio para profissionalização, divulgação de suas criações e conexão com o turismo e a produção cultural regional.
Além de oferecer oportunidades de capacitação e networking por meio de palestras, workshops e formações gratuitas, o Fronteira Criativa também se destaca por sua capacidade de inspirar e apoiar a criação autoral e a criatividade dos fronteiriços. O projeto criouum ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e negócios, fortalecendo assim a economia local.
Nas edições do projeto em 2023 e 2024, todas as atividades foram oferecidas de forma 100% gratuitas. É importante ressaltar que esta gratuidade só foi possível graças ao reconhecimento do projeto pelo FAC Territórios Criativos, edital realizado pelo programa RS CRIATIVO da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
O Fronteira Criativa representa não apenas um impulso para a economia criativa local, mas também uma fonte de inspiração e orgulho para a comunidade de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Por meio desse projeto, a criatividade se tornou uma força motriz para o desenvolvimento social e econômico da região fronteiriça, mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades por meio da cultura e da colaboração.
O projeto Fronteira Criativa se encerra neste mês de fevereiro, com as últimas oficinas do “Bairro Criativo”, e agora transforma-se em uma incubadora de empreendimentos criativos na região. Para saber mais sobre o Fronteira Criativa e todos os seus próximos passos, acompanhe pelo Instagram @fronteiracriativaoficial ou acesse o site www.fronteiracriativa.org.
Site: https://www.fronteiracriativa.org/
Instagram: fronteiracriativaoficial