dom, 21 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

TCE-RS LANÇARÁ CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA PREFEITOS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, apresentará uma cartilha de orientação para prefeitos. Isto acontecerá durante a realização da Assembleia de Verão 2024 da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), que se realizará de 27 a 29 de fevereiro em Xangri-Lá. Peixoto afirma que o documento terá papel fundamental de orientação e explica os motivos: “Este será o último ano das atuais administrações. Será muito importante que os gestores públicos municipais cumpram todas as obrigações legais, sem deixar pendências”, afirmou.
Peixoto acrescentou que 2024 é um ano atípico por diversos aspectos. “Os municípios registraram queda de arrecadação relativa ao Fundo de Participação e também em decorrência de outras reformas introduzidas pelo Congresso Nacional. Além disso, teremos eleições municipais. Eventuais problemas neste último ano de gestão poderão, inclusive, inviabilizar possíveis candidaturas”, advertiu.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela