dom, 21 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

Uma história de 50 Anos de Tradição e Inovação no Agronegócio

A Sementes Com Vigor, referência no setor agrícola, celebra cinco décadas de uma história dedicada à terra e ao progresso do agronegócio no Rio Grande do Sul. Fundada nos anos 1970 por Mário José Basso, pioneiro na produção de sementes fiscalizadas de trigo e soja, a empresa tem suas raízes profundas na Fazenda Santo Amaro, em Muitos Capões/RS. A trajetória da empresa se entrelaça com o avanço da agricultura no estado gaúcho.


Sob a liderança de Mário José Basso, co-fundador da APASSUL (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), a produção de sementes fiscalizadas ganhou destaque, marcando o início de uma jornada que moldaria o futuro da empresa. A chegada de Raul Basso, filho de Mário José Basso, trouxe uma nova fase à agricultura da região. Incorporando técnicas inovadoras como o Plantio Direto e aprimorando a Rotação de Culturas, a Sementes Com Vigor diversificou sua produção, atualmente composta por 40% de cultivo de milho e 60% de leguminosas (soja e feijão) no verão. No inverno, a rotação abrange trigo, aveia branca e preta, cevada, trigo mourisco e outras coberturas verdes. Com três gerações dedicadas ao trabalho, a Sementes Com Vigor cresceu robusta, mantendo-se fiel às suas origens e valores.
Agora, sob os cuidados de Pedro Basso, a empresa assume a missão de dar continuidade ao legado, reafirmando o compromisso com a confiança depositada pelos agricultores nos resultados de seus produtos.

“Sigo firme na missão de inovar e buscar novas possibilidades para aperfeiçoar os cultivos e promover maior produtividade, mas sempre preservando os ensinamentos do meu pai e do meu avô, com paixão e foco”, destaca Pedro, lembrando que a Sementes Com Vigor é reconhecida pela implementação de Agricultura de Precisão em 100% da área, resultando em campos mais homogêneos e sementes mais padronizadas. Aliado a isso, a tecnologia do Plantio Direto e o uso exclusivo de colheitadeiras axiais, especiais para semente, reforçam o compromisso com a qualidade. “Temos compromisso com a inovação responsável, sustentabilidade e, acima de tudo, com os agricultores que confiam na marca para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na região”, conclui.

São três gerações se dedicando ao trabalho que resulta em 50 anos de história. Por isso, a Sementes Com Vigor cresceu forte, com raízes profundas. E agora, sob os cuidados de Pedro Basso, a empresa dá continuidade ao que acredita ser o principal fertilizante do trabalho: “a confiança que o agricultor tem no resultado de seus produtos”, afirma Pedro.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela