sex, 18 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

QUESTÃO DE DNA

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Esta semana fiz mais uma ressonância magnética neste minha vida de mais de 60 anos. Apesar do contratempo – fiz o exame às 7h30min da manhã – me considero um felizardo. Chato é responder aquele monte de perguntas sobre uso de marca-passo, se usa dentadura, se fez tatuagem ou faz acupuntura e tudo mais. Os questionamentos são feitos na hora da marcação da consulta por telefone, repetidos na chegada à clínica e, é claro, mais uma vez na hora de fazer o exame.

Apesar de ter que usar aquele pijama azul-bebê ridículo, sou felizardo por não me importo de ficar amarrado, quietinho com as mãos sobre o peito e deslizar para dentro daquele túnel branco usando fones de ouvido. Também não tenho claustrofobia, o medo de permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar ou salas pequenas.

Minha lesão ocorreu em um evento ocorrido no feriadão que passei no litoral para comemorar o aniversário da minha filha. Ficamos horas à beira mar. O dia estava perfeito: sol a pleno, vento agradável, água clarinha e cálida e, de quebra, a parceria dos amigos era da melhor qualidade. De quebra, cerveja gelada e salgadinhos.

Um sobrinho de seis anos corria faceiro barbaridade e me provocou para um banho de mar… um convite irresistível. O piá disparou água adentro e saí atrás. Foi o suficiente para sentir uma forte fisgada no músculo posterior da coxa. Resultado: estou mancando até hoje, mesmo depois de uma consulta com a troca de áudios feita com um médico amigo por whatsapp.

Tenho dificuldade para caminhar, mas a ressonância magnética deve revelar a gravidade da lesão e o tipo de tratamento a ser adotado. Além do incômodo de andar mancando tive que ouvir a gozação do meu filho, um debochado jornalista que adora tirar um sarro deste velho.

– Pai, tu precisa te convencer de uma coisa. Estás numa idade em que tu precisa fazer alongamento e aquecimento até para cevar um chimarrão… imagina entrar correndo no mar! – me disse o guri despeitado.

Achei exagero, mas depois de rir, refleti sobre o chiste disparado. Apesar de caminhar todos os dias, em média por uma hora, e fazer aulas semanais de ginástica para fortalecer a coluna, preciso lembrar que meu problema é DNA: data de nascimento antiga.

NOTA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO

O Brasil assiste, mais uma vez, a um grave episódio de perseguição política disfarçada de ação judicial. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi novamente alvo de medidas cautelares arbitrárias determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, em nome da autoridade, tenta impor o silêncio ao principal líder da oposição no país. As medidas impostas — como a proibição do uso das

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob