qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

QUESTÃO DE DNA

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Esta semana fiz mais uma ressonância magnética neste minha vida de mais de 60 anos. Apesar do contratempo – fiz o exame às 7h30min da manhã – me considero um felizardo. Chato é responder aquele monte de perguntas sobre uso de marca-passo, se usa dentadura, se fez tatuagem ou faz acupuntura e tudo mais. Os questionamentos são feitos na hora da marcação da consulta por telefone, repetidos na chegada à clínica e, é claro, mais uma vez na hora de fazer o exame.

Apesar de ter que usar aquele pijama azul-bebê ridículo, sou felizardo por não me importo de ficar amarrado, quietinho com as mãos sobre o peito e deslizar para dentro daquele túnel branco usando fones de ouvido. Também não tenho claustrofobia, o medo de permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar ou salas pequenas.

Minha lesão ocorreu em um evento ocorrido no feriadão que passei no litoral para comemorar o aniversário da minha filha. Ficamos horas à beira mar. O dia estava perfeito: sol a pleno, vento agradável, água clarinha e cálida e, de quebra, a parceria dos amigos era da melhor qualidade. De quebra, cerveja gelada e salgadinhos.

Um sobrinho de seis anos corria faceiro barbaridade e me provocou para um banho de mar… um convite irresistível. O piá disparou água adentro e saí atrás. Foi o suficiente para sentir uma forte fisgada no músculo posterior da coxa. Resultado: estou mancando até hoje, mesmo depois de uma consulta com a troca de áudios feita com um médico amigo por whatsapp.

Tenho dificuldade para caminhar, mas a ressonância magnética deve revelar a gravidade da lesão e o tipo de tratamento a ser adotado. Além do incômodo de andar mancando tive que ouvir a gozação do meu filho, um debochado jornalista que adora tirar um sarro deste velho.

– Pai, tu precisa te convencer de uma coisa. Estás numa idade em que tu precisa fazer alongamento e aquecimento até para cevar um chimarrão… imagina entrar correndo no mar! – me disse o guri despeitado.

Achei exagero, mas depois de rir, refleti sobre o chiste disparado. Apesar de caminhar todos os dias, em média por uma hora, e fazer aulas semanais de ginástica para fortalecer a coluna, preciso lembrar que meu problema é DNA: data de nascimento antiga.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já