qua, 18 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Uergs abre processo seletivo simplificado para preenchimento de 530 vagas

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) publicou o edital do processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas nos cursos de graduação. As inscrições estarão abertas de 5 a 15 de fevereiro e devem ser realizadas pela internet, na Central do Candidato. A seleção será feita por meio das notas de português e matemática obtidas durante o Ensino Médio.

São 530 vagas remanescentes da seleção realizada em janeiro, para ingresso em cursos ofertados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Metade das vagas são destinadas a pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a população no Estado). Além disso, há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Uergs.

Relação de cursos e unidades universitárias com vagas disponíveis

 

Administração:  Cachoeira do Sul e Sananduva

Administração Pública: Frederico Westphalen e Porto Alegre

Agronomia: Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga, Três Passos e Vacaria

Ciência e Tecnologia de Alimentos: Caxias do Sul, Cruz Alta e Encantado

Ciências Biológicas – Ênfase em Gestão Ambiental Costeira: Litoral Norte – Osório

Dança: Porto Alegre

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia: Porto Alegre e Santa Cruz do Sul

Engenharia de Energia: Porto Alegre

Gestão Ambiental: Botucaraí – Soledade, Erechim, Hortênsias (São Francisco de Paula), São Borja e Tapes

Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa: Porto Alegre

Pedagogia: Bagé, Cruz Alta, Hortênsias (São Francisco de Paula) e Litoral Norte – Osório

A Uergs não cobra taxa de inscrição nem mensalidade pelos cursos de graduação.

Senador Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“O nosso Rio Grande do Sul está enfrentando, novamente, complicados momentos com as chuvas e inundações. Aqui registro a minha solidariedade a todos os gaúchos e gaúchas que foram atingidos, desejando que em breve voltemos para uma situação normal. Soube, também, que infelizmente duas pessoas vieram a falecer e uma está desaparecida. Assim, aqui registro, também, que minhas orações são

Mourão cobra plano emergencial para agricultores afetados por enchentes no RS

O endividamento rural no Rio Grande do Sul, agravado por eventos climáticos extremos nos últimos anos, foi tema do pronunciamento do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) nesta quarta-feira (18). Em discurso no Plenário, ele defendeu que o governo federal atue com urgência para evitar o colapso do agronegócio gaúcho, com a adoção de medidas como a suspensão de pagamentos de curto