seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

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Casmer indica cinco frutas para você incluir na sua alimentação neste verão

O calor e a exposição ao sol são as principais características do verão, mas também fatores de risco importantes para a saúde. Diante das altas temperaturas, o organismo reage produzindo suor, o que resulta em perda de água, vitaminas e minerais, os quais precisam ser repostos para evitar a desidratação.

Para isso, as frutas de verão, além de serem refrescantes, fornecem a água, as vitaminas e os minerais necessários ao organismo, além de fibras, que são muito benéficas para a regulação intestinal.

Melancia: composta principalmente por água, possui baixo teor calórico. Tem propriedades antioxidantes e seu consumo está associado à prevenção do câncer de próstata. Uma porção equivale a uma xícara. Rica em vitaminas A, B, C, e fonte de minerais como potássio e magnésio. Destaca-se pelo conteúdo de licopeno, um antioxidante que confere à fruta sua cor vermelha intensa, sendo uma das principais fontes dietéticas desse antioxidante.

Melão: com bom teor de água, é uma fruta refrescante para enfrentar o calor do verão. Rica em potássio, contém vitamina E, um antioxidante que ajuda a prevenir diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Uma porção equivale a uma xícara. Além de água, contém vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, fibras, além de minerais como cálcio, ferro e potássio.

Pêssego: rico em minerais como potássio, que regula o equilíbrio com o sódio, contribuindo para estabilizar a pressão arterial; fósforo, fundamental para o sistema nervoso e o cérebro; e magnésio, que previne o cansaço através de sua intervenção no metabolismo, ansiedade e estresse. Uma porção equivale a 1 unidade. Contém vitaminas A, B1, B2 e vitamina C.

Ameixa: boa fonte de energia, fornece alto teor de minerais como potássio, ferro, magnésio e vitaminas C, K e E. Possui fibras, o que também auxilia na regulação da digestão e trânsito intestinal. Uma porção equivale a 2-3 unidades, dependendo do tamanho.

Uvas: ricas em antioxidantes, com bom aporte de fibras, contêm vitamina C e minerais como potássio, cobre, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, enxofre e selênio. Auxiliam na prevenção do envelhecimento. Porção de 12 unidades ou 1xícara.

As frutas típicas do verão, especialmente aquelas caracterizadas por cores chamativas como vermelho, roxo ou azul, são ricas em substâncias bioativas, como antocianinas e carotenoides, conferindo-lhes importantes propriedades antioxidantes e uma ampla gama de efeitos benéficos para a saúde.

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