qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

As emoções e o início do ano letivo: como lidar de forma saudável?

Patrícia Mazzei, psicóloga do Vida Card, faz uma reflexão sobre o período de volta às aulas

O ano letivo está começando e é hora de se preparar para o retorno às aulas. A cada início, novas oportunidades e descobertas de aprendizado. Os educandários se renovam com a chegada de antigos e novos alunos, famílias, professores e demais funcionários. Pensando neste grande dia, não podemos deixar de pensar nas emoções que surgem com esta ocasião.

Para uns é momento de início, para outros de reinício e, independente do momento em que cada um se encontra, é de suma importância acolher as emoções que podem se manifestar. O período de volta às aulas geralmente é acompanhado de ansiedade e expectativas, como também, alegria, medo, insegurança, prazer, tranquilidade, angústia. Alguns mais empolgados, outros nem tanto.

De fato, todo o início de ano letivo desperta desafios emocionais que podem desencadear desordens mais intensas. É de suma importância que o ambiente escolar e familiar seja de acolhimento, por que afinal, a vida acadêmica é cercada de ritos de passagens desde a primeira infância até a vida adulta.

Tanto o quadro profissional quanto os familiares podem validar as emoções que são manifestadas neste período. A validação demonstra acolhimento e proporciona um ambiente seguro para aquele que está em sofrimento. Estar atento às mudanças de comportamento faz total diferença. Seja acolhedor, não banalize o sofrimento e seja empático.

Procure entender o que está se passando, crie conexões saudáveis, se aproxime! Pois cada um encara este momento de diferentes formas, e nem sempre o início do ano letivo é fácil. E para ajudar nesta retomada de forma saudável a Psicóloga Patrícia Mazzei que é especialista em saúde mental, destacou algumas dicas que podem ser utilizadas no ambiente escolar e familiar:

  1. Incentive o diálogo;
  2. Auxilie na adaptação de forma empática;
  3. Acolha;
  4. Pergunte como está se sentindo;
  5. Explique as rotinas e regras;
  6. Priorize a saúde mental;
  7. Não faça cobranças fora de medidas;
  8. Não invalide o sofrimento;
  9. Possibilite um espaço de escuta;
  10. Passe segurança;
  11. Caso necessário procure ajuda profissional especializada.

Boas emoções possibilitam uma melhor aprendizagem. Proporcione saúde mental!

Texto escrito por: Psicóloga Patrícia Machado Mazzei

Endereço: Duque de Caxias, 1533
Telefone: 55 3244-4433 / 55 99630-6151
Facebook: Vida Card Livramento
Instagram: @vidacardlivramento

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à