seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Empreender Verão começa em Tramandaí

Empreender Verão vai atender pessoas que querm abrir empresas no litoral - Foto: Taís Teixeira
POR TAÍS TEIXEIRA
Com a proposta de levar informação para quem quer constituir negócios no litoral gaúcho, a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e sua vinculada, Junta Comercial do RS (Jucis RS), iniciaram atividades do projeto Empreender Verão, nesta quarta-feira (24/1), em Tramandaí. A iniciativa  faz parte do conjunto de ações da Operação Verão Total. O  objetivo é disponibilizar  informações para empreendedores interessados em abrir empresa em municípios do litoral gaúcho, assim como quem quiser mais orientações sobre como abrir uma empresa. Além de Tramandaí, a equipe formada por técnicos da Junta Comercial do RS visitará Torres, Mostardas, Praia do Cassino, Praia do Laranjal, Barra do Ribeiro, Capão da Canoa e Cidreira.
A diretora administrativa Lucia Zimmermann, que representou a secretaria no primeiro dia, salientou que a iniciativa está alinhada ao escopo de atribuições da  Sedec e do governo estadual: “É uma ação muito importante com foco nos municípios do litoral  e que está integrada à finalidade  da secretaria, que é gerar emprego e renda para a população”, disse.
 Segundo a presidente da Jucis RS, Lauren Momback, o atendimento aos interessados será feito de maneira ágil, utilizando um processo moderno, que permite que se abra uma empresa em poucos minutos. “Nossa meta é facilitar o acesso às orientações de forma totalmente gratuita para quem quer empreender em qualquer época do ano”, enfatizou.
Além do atendimento ao cidadão e o suporte na abertura de empresas,estão  entre os serviços disponíveis durante o “Empreender Verão” o Tudo Fácil Empresas e orientações quanto à alteração, baixa, livros mercantis e cadastro, entre outros. A previsão de término do Empreender Verão é no dia 24 de fevereiro, caso não haja necessidade de cancelamento de alguma agenda por intempéries climáticas. Informações dos locais de atendimento estão nas redes sociais e no site da Junta Comercial RS.

Prenda de Livramento usa a internet para divulgar a cultura gaúcha

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura e a tradição gaúcha encontram na internet um novo palco para se manifestar e perpetuar. Se antes a preservação dos costumes se dava principalmente nos galpões e nas rodas de chimarrão, hoje, as redes sociais se mostram como ferramentas poderosas para a difusão e o fortalecimento do tradicionalismo. O tradicionalista e