À frente do Comando Regional da Fronteira Oeste (CRPO–FO) há pouco mais de uma semana, o Coronel Jacques Fernando Pires Peiter Ackermann conversou com a reportagem do Jornal A Plateia e disse estar muito honrado em poder comandar uma região tão importante como é a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Natural de Porto Alegre, com 34 anos de serviço na BM, coronel Peiter afirma conhecer a região e já trabalhou nas cidades de Porto Alegre, Lavras do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Também desempenhou funções de Secretaria da Agricultura no Governo Germano Rigotto, Secretaria Geral de Governo, na Secretaria de Transparência, no Gabinete da Governadora e na Casa Militar, no governo de Yeda Crusius.
No comando do CRPO Fronteira Oeste, pretende realizar muitas operações e barreiras objetivando conter o crime organizado, mostrando que a BM está presente ao lado da população.
“A nossa proposta é trazer uma maneira diferente de ver o policiamento ostensivo, com esses nossos anos de atividade, desenvolvendo principalmente na região da capital e região metropolitana, vamos trazer um pouco do que lá nós desenvolvemos muito que é a integração entre os órgãos. Traremos muitas operações, vamos estar movimentando a cidade e as regiões, mas principalmente buscamos aqui hoje trazer uma gestão diferente, e fazer com que as pessoas se deem conta do que é importante. Quanto custa o trabalho da Brigada, quantos quilômetros a BM desloca por dia, quantas ligações de 190 a gente recebe e são dados que aqui não estamos habituados a ter”, explicou o coronel.
O CRPO–FO é responsável, por administrar a execução das atividades de Polícia Ostensiva nos vinte e dois municípios de sua circunscrição que possui uma área de abrangência de 66 mil Km² (cerca de 23% do RS) e população estimada em 750 mil habitantes (cerca de 7% do RS), fazendo ainda fronteira seca e fluvial com o Uruguai e Argentina por mais de 900 km.
O comandante destaca ainda que uma das suas principais características será a busca por condições melhores de trabalho aos policiais, principalmente aqueles que estão nas ruas todos os dias fazendo a segurança da população.
“A comunidade pode ter certeza que estamos trazendo novas ideias, novas modalidades de gestão para facilitar o trabalho dos comandantes das unidades operacionais para inspirarmos eles a fazer um trabalho mais diferenciado com resultado mais profícuo para a sociedade.


Briga entre duas mulheres termina em prisão
Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as