ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Povo de Terreiro confirma que haverá homenagens a Iemanjá neste feriado

Foto: Gabriela Lopes/AP

Na manhã desta quinta-feira (18), o Conselho Municipal do Povo de Terreiro se reuniu com o Presidente da Câmara dos Vereadores, Lídio Mendes, para tratar sobre o feriado de Iemanjá.

O presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Sant’Ana do Livramento, Pai Rogério de Agandjú, destacou que a visita de cortesia foi para tratar das discussões envolvendo o feriado.

“Viemos até o presidente do poder Legislativo para reafirmar a defesa do dia 2 de fevereiro como feriado municipal, Dia da Iemanjá. Estavam rolando boatos que não seria mais feriado e que seria ponto facultativo, não é verdade, está mantido o feriado do dia 2 e se alguém quiser abrir debate, deve ser posterior a isso, pois agora não dá para ser alterado […] Agradecemos ao presidente do Poder Legislativo por ter nos ouvido e esclareceu essa condição de que não existe possibilidade do feriado ser alterado, então está mantido o feriado”, destacou pai Rogério.

Dentro das comemorações alusivas à data, o presidente do conselho confirmou que haverá a tradicional procissão organizada pelo Terreiro de Umbanda de Mãe Vera de Iemanjá (In Memoriam), e pelas filhas de santo que assumiram a responsabilidade.

“A concentração será em frente ao terreiro da Mãe Vera, às 14h sai a procissão e segue até o Lago Batuva”, afirmou.

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores

Por Rodrigo Lorenzoni: Pedido de vista do PL impede novamente votação do projeto que extingue taxa do CRLV

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (21), a votação do parecer favorável ao Projeto de Lei 599/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, foi novamente adiada após pedido de vista, desta vez pela bancada do Partido Liberal, que tem se posicionado pela defesa da redução de impostos. O projeto propõe a extinção da taxa de