seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Treinamento dos novos conselheiros tutelares aconteceu em Livramento

A preparação foi no auditório do Corpo de Bombeiros, antecedendo a posse que será na próxima semana. (Foto: Gabriela Lopes/AP )

Na manhã da última quinta-feira (04), os cinco conselheiros tutelares, juntamente com os dez suplentes eleitos participaram de capacitação antes de assumir os cargos.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Fabrício Duarte, explicou que a capacitação obrigatória ocorre sempre antes de cada mandato e conta com a participação de representantes da rede de defesa da criança e do adolescente.
“Como de praxe, antes da posse é oferecido a capacitação tanto aos eleitos quantos aos suplentes, para que eles tenham conhecimento das competências do trabalho que vai ser realizado. Então, colocamos uma empresa que é bem capacitada nessa área e já estamos organizando uma segunda etapa da capacitação que será prática, onde buscaremos uma parceria com o judiciário, defensoria pública e polícia civil para que possamos dar o suporte a eles”, explicou Fabrício.
O Conselho Tutelar garante a proteção dos direitos da criança e do adolescente, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura, à convivência familiar e comunitária.
O secretário municipal de Administração, Matheus Medina (Republicanos), ressaltou a importância do momento e da presença do executivo municipal.
“Estamos neste importante momento que é preparar os novos conselheiros para o trabalho, um trabalho de grande responsabilidade, que é garantir a proteção e cuidado da nossa criança e do adolescente. Este momento é muito importante”, destacou o secretário.
A posse dos cinco conselheiros eleitos acontecerá na próxima quarta-feira (10), na Sala Cultural, a partir das 9h.

Prenda de Livramento usa a internet para divulgar a cultura gaúcha

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura e a tradição gaúcha encontram na internet um novo palco para se manifestar e perpetuar. Se antes a preservação dos costumes se dava principalmente nos galpões e nas rodas de chimarrão, hoje, as redes sociais se mostram como ferramentas poderosas para a difusão e o fortalecimento do tradicionalismo. O tradicionalista e