O Tribunal de Contas do Estado vai criar um grupo de trabalho para acompanhar a implementação da reforma tributária. O objetivo é assegurar que não haverá aumento da carga tributária, conforme promessa do governo federal. O anúncio foi feito hoje (19) pelo presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto a partir de sugestão feita pelo ex-governador Germano Rigotto, durante audiência mantida esta tarde.
Rigotto lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) implementou um grupo semelhante. “A reforma tributária estará implantada em sua totalidade em 2033. Por isso, até lá, o objetivo é assegurar que não haverá aumento da carga tributária”, explica o ex-governador, uma das maiores autoridades no assunto.
Marco Peixoto afirmou que a reforma tributária foi concebida para simplificar e racionalizar a carga global de impostos. “O TCE-RS estará atento à implementação gradual, através de um grupo de especialistas do Tribunal que acompanhará os impactos e desdobramentos produzidos pelas mudanças”, acrescentou.
Participaram da audiência desta tarde os conselheiros Edson Brum e Renato Azeredo.
Foto: Vinícius Reis/TCE-RS