Há algumas semanas, apresentamos aqui neste espaço uma análise da conjuntura política em Livramento, com o foco direcionado às eleições 2024. Naquela oportunidade, pontuamos a possibilidade de uma eleição polarizada em Livramento no ano que vem e os movimentos, por mais que sejam simples, têm fortalecido cada vez mais essa tese.
Nesta semana, tivemos um episódio, que salve melhor juízo, foi a primeira vez que aconteceu: a prefeita Ana Tarouco (PL) fez um vídeo nas suas redes sociais se direcionando ao vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT, Aquiles Pires, mesmo que sem citar seu nome.
Durante a publicação, Ana falou que era necessário esclarecer distorções, falou também em má-fé e em desconhecimento.
Tudo se deu após um debate acalorado sobre a manutenção de um veto do Executivo em um projeto sobre as práticas integrativas do SUS, de autoria do próprio Aquiles.
Antes disso, após a Câmara, por maioria manter o veto do Executivo, o vereador fez um vídeo lamentando o fato e enfatizando que quem perderia
Ana respondeu: “Aí o senhor diz se um dia lá estivermos, sim, um dia e se um dia o senhor estiver no Executivo, aí sim o senhor poderá fazer, porque é atribuição exclusiva do Executivo tratar desta matéria e não do Legislativo”.
Obviamente que toda ação, gera uma reação. Aquiles fez um novo vídeo, respondendo a Ana, contrapondo as justificativas do veto.
Pelo que temos observado, esses movimentos devem se repetir a partir de agora, os ânimos devem realmente irem acalorando-se cada vez mais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Economico, Rafael Damasceno, participou do Resenha Livre da última terça-feira, quando revelou o que ele recebeu quando assumiu a Pasta: literalmente só uma pasta. Com a explanação, os internautas não se furtaram de questionar e propor uma reflexão muito válida: o desenolvimento de Livramento dos últimos anos coube em uma simples caixa de plástico? O que fizeram os últimos governos com relação ao Desenvolvimento Econômico da cidade?
Durante o Resenha, Rafael relatou um pouco do seu trabalho e qual a linha em que vem desempenhando o seu papel. Sobre as eleições do ano que vem, Rafael declarou apoio incondicional à reeleição da prefeita Ana Tarouco (PL), ao passo que descartou qualquer possibilidade de concorrer a cargo eletivo.
Eleição da Mesa
Acontecerá na próxima semana, a eleição para os integrantes da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o ano de 2024, último ano desta legislatura, diga-se de passagem.
Conforme já adiantamos há algumas semanas, o vereador Lídio Mendes Melado (PRD) deverá ser eleito presidente, considerando-se um acordo feito ainda em 2020. O vereador Leandro Ferreira (PT) deverá ser o vice-presidente e o vereador Thomaz Guilherme (PRD), o primeiro secretário. Ainda conforme o acordo, o vereador Maurício Del Fabro (Progressistas) deveria ser o segundo secretário, no entanto, existem comentários nos bastidores de que Galo pode abrir mão da vaga.
Se isso de fato se concretizar, há conversas de que o vereador Dagberto Reis (PT) poderia voltar à Mesa Diretora e assumir a segunda secretária da Casa.
A votação acontecerá na próxima quarta-feira (20) a partir das 10h, no Plenário João Goulart e contará com a transmissão ao vivo da página Legislativa.
HOMENAGEM
Acontecerá na próxima terça-feira (19) uma Sessão Solene em homenagem aos 80 anos do Esporte Clube Guanabara. O evento ocorerrá às 19h30 na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento.
A proposição foi do vereador e presidente da Casa Legislativa, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas).
Para Galo o Clube tem uma significativa importância para o esporte e para o desenvolvimento da cidade.
A solenidade será aberta a comunidade.
Dos dias 14 ao 17 de dezembro, ocorre em Brasília, a 4ª Conferência Nacional da Juventude. Na ocasião, o Vereador Rafael de Castro (PSB) está participando como delegado e representante do Estado do Rio Grande do Sul, por ter sido eleito na etapa da Conferência Estadual, no mês de outubro.
O Vereador Rafa leva do solo gaúcho propostas dos nossos jovens urbanos centrais e periféricos, jovens do meio rural, também da juventude Quilombola, indígena e dos jovens PCDs. Rafa ajudou a organizar a etapa da Conferência Municipal junto com a Sociedade Civil, após isso, como Delegado Nato do Município, representou nossa cidade na Conferência Estadual