A Sala do Empreendedor de Santana do Livramento deu um novo passo em sua trajetória em fomento ao empreendedorismo local e conquistou o Selo Prata. O reconhecimento é uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que valoriza os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade. A distinção foi entregue na terça-feira, 12/12, na sede da Fecomércio RS, em Porto Alegre.
“Hoje é um dia de comemorar, mas esse troféu veio também para dar um norte para sabermos o que temos que melhorar, tanto nos atendimentos como nos serviços para chegar no nível Ouro ou Diamante”, ressalta o responsável pela Sala do Empreendedor, Marcelio Torres.
Sobre a certificação
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Atualmente, existem 222 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul. Este ano, a distinção que reconhece os espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais premiou 133 municípios gaúchos – 14 a mais que em 2022.
Critérios
O processo de certificação leva em conta critérios gerais de atendimento e serviços prestados. Desde o ano passado, alguns novos quesitos foram incluídos, tais como a presença das Salas nas redes sociais, a oferta de Mapa de Oportunidades para os empreendedores e a realização de cursos diversos para o melhor atendimento pelas Salas. Atualmente o RS possui 222 Salas do Empreendedor. Ao todo, 159 municípios se inscreveram para participar da certificação nesta temporada. “É importante promover esse reconhecimento das Salas do Empreendedor porque ele demonstra o comprometimento dos municípios gaúchos em impulsionar seu desenvolvimento. Esses espaços aceleram o crescimento econômico e social, por meio do fomento ao empreendedorismo”, diz Janaína Zogo Medeiros, gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS.