Nessa segunda-feira (11), foi a reinauguração do aeroporto de Rivera, o primeiro terminal aeroportuário binacional, que atende as cidades de Rivera e Sant’Ana do Livramento.
A reinauguração contou com a presença do Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou; do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Durante a cerimônia, a Azul, a maior companhia aérea em números de voos no Brasil, anunciou uma nova rota internacional no primeiro semestre de 2024, que irá ter voos ligando Porto Alegre a Rivera. Com essa nova rota, a Azul passará operar em três cidades no Uruguai.
Os voos que saírem do Brasil para o aeroporto na cidade de Rivera, no Uruguai, ou vice-versa, vão ter tarifa de voo doméstico e não de voo internacional, com intuito de baratear as passagens aéreas e atrair mais turista para a Fronteira da Paz.
As obras tiveram investimentos de 13 milhões de dólares, destinados à modernização e ampliação do terminal de passageiros. O aeroporto de Rivera será administrado pela empresa Aeropuertos Uruguay, que faz parte do grupo Corporación América Airports, e já administra outros aeroportos no Uruguai.