sex, 4 de outubro de 2024

Variedades Digital | 28 e 29.09.24

Morning Xpress

Mercados sem sinais definidos às 7h25 em Brasília: S&P -0.01%, Dow Jones +0.01%, Nasdaq -0.09% e o índice europeu STOXX600 -0.03%
Foto: Cedida

🇺🇸 DESEMPREGO EM QUEDA: O relatório de novembro sobre as folhas de pagamento não-agrícolas mostrou uma queda inesperada na taxa de desemprego: 3,7% (ante 3,9% no mês anterior).

🇺🇸 EXPECTATIVAS DE INFLAÇÃO: Uma pesquisa da Universidade de Michigan, observada de perto, mostrou que as expectativas de inflação caíram e o sentimento do consumidor subiu em dezembro para o nível mais alto desde julho.

🇺🇸 APOSTA NOS JUROS: Alguns traders esperam que o Fed comece a cortar as taxas já na próxima primavera, com a sua última reunião de política marcada para quarta-feira.

🇺🇸 BILL ACKMAN & JUROS: “Apostamos que a Reserva Federal terá de cortar as taxas mais rapidamente do que as pessoas esperam”, disse Ackman num próximo episódio do The David Rubenstein Show: Peer-to-Peer Conversations, de acordo com a Bloomberg. “Essa é a atual aposta macro que temos.”

O Globo: Em semana decisiva no Congresso, Haddad intensifica articulação para aprovar medidas que elevam receita em R$ 47 bi
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conta com esse montante para tentar zerar o déficit público em 2024. Não é certo que essa projeção de arrecadação se confirme, mesmo que os projetos sejam aprovados, já que os textos foram desidratados pelos parlamentares. Por isso, Haddad intensificará as negociações no Congresso. O projeto que pode levar às maiores receitas é a medida provisória que retoma a tributação de empresas que têm benefícios de ICMS para custeio.

Valor / opinião – Congresso quer mais emendas e dificulta aumento das receitas
É um erro, e tem sido uma sina, o Congresso deixar para os últimos dias antes do recesso legislativo decisões vitais, como a lei orçamentária e o orçamento da União. A pressa na votação pressiona o governo a aceitar barganhas políticas para as quais talvez pudesse oferecer alternativas melhores se tempo houvesse. (https://tinyurl.com/mr3hfhn7)

VALOR – TCU deve avaliar limite do contingenciamento para o próximo ano
Mesmo com o dispositivo incluído pelo deputado Danilo Forte (União-CE) no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, o governo terá de recorrer ao TCU para ter segurança jurídica em limitar o contingenciamento a cerca de R$ 23 bilhões no próximo ano. A avaliação é de técnicos da equipe do relator e do Ministério do Planejamento.

VALOR – Milei assume e anuncia choque na economia
Novo presidente da Argentina alertou que serão necessárias “duras” medidas para colocar o país de volta ao rumo do crescimento. Milei também pediu aos políticos que sejam responsáveis e aprovem as medidas, entre as quais corte de 5% do gasto público. Ele destacou que “o ajuste será sobre o Estado e não sobre o setor privado”.

VALOR – Com IPO próximo, Shein eleva em 60% a comissão no Brasil, de 10% para 16%
A taxa de 16% será aplicada nas compras bem-sucedidas, logo, não será cobrada em casos de devoluções, reembolsos ou pedidos cancelados.

AS LENDAS ESTÃO NOS DEIXANDO. E NÓS COM ISSO?

Buenas! Sim, ainda há guerras, fome, crise climática, aquecimento global e eleições, temas complexos e deveras relevantes para nossa existência planetária. Mas e as lendas, que não são eternas, o que faremos sem elas? Na última semana, perdemos Cid Moreira, alguns meses atrás, se foi o Sílvio Santos, ambos nonagenários. O primeiro, multimilionário. O segundo, bilionário. Mas não eram lendas

Antes do sim: 52% dos casais brasileiros se organizam para gastos extras na celebração de casamento e 47% contam com suporte financeiro da família

Considerado fator decisivo para os casais, o planejamento financeiro é fundamental para qualquer celebração de casamento. De acordo com um levantamento especialmente pelo Instituto Opinion Box, em parceria com o Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, e Serasa, 52% dos casais idealizam o cerimonial com um orçamento emergencial, sendo que 33% fazem uso desta reserva