sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

FRUTOS DO SABER

Gilberto Jasper

Jornalista/[email protected]

Vivemos a era da comunicação total. Jamais tivemos tantos canais para buscar todo tipo de informação. Mas parece que o homem desaprendeu a dialogar e conversar civilizadamente. Muitos querem impor ideias em bolhas de pensamento único para turbinar as ofensas.

A leitura se restringe a conteúdos da internet, de preferência curtos e enviados por whatsapp. Muitos leem só o primeiro parágrafo e disparam mensagens nem sempre com fidelidade ao teor.

O hábito da leitura não constitui prioridade para a esmagadora maioria das pessoas, principalmente entre os jovens. O ritmo do mundo digital fez do livro objeto estranho. Outrora insubstituível, as publicações jazem em cantos escuros, vez por outra levados à luz em das feiras, mostras ou bienais que tentam manter acesa a chama da leitura.

No final de semana estive em Guaporé, na serra gaúcha. Lá, um sonhador, dono do jornal “Tribuna da Serra”, investe num projeto pouco divulgado. Sábado ocorreu a quinta edição do “Frutos do Saber”. Com apoio de familiares, amigos e alguns empresários, o jornalista Luis Reder arrecadou 10 mil livros. A Praça Vespasiano Corrêa amanheceu com milhares de livros pendentes das árvores e também afixados nos portões da Igreja Santo Antônio.

Qualquer pessoa poderia pegar a quantidade que quisesse de livros, sem pagar nada e levar para casa. A novidade deste ano foram os livros confeccionados em linguagem Braile, alternativa inclusiva que mereceu elogios generalizados. Na praça, além da atração principal, houve shows com artistas regionais e contação de histórias para a gurizada.

É uma iniciativa fantástica, mas viabilizada graças à dedicação incansável de um apaixonado por livros. Com apenas o Ensino Médio completo, Luis Reder devora publicações e investe pesado na aquisição de obras infantis. “A criança é nosso maior tesouro. Se incutirmos nelas o hábito da leitura teremos mais cultura, menos problemas sociais e pessoas melhores”, justificou.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e