qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

FUTURO TEMERÁRIO

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

A pior consequência da polarização que foi exacerbada a partir de 2018 no país é a carência do surgimento de novas lideranças e a falta de protagonismo de antigos líderes em segmentos tradicionais da cena brasileira. Qualquer opinião proferida publicamente é, em seguida, cotejada com manifestações anteriores relativas a posições políticas dos últimos anos.
Somos uma sociedade especialista em destruir biografias ao invés de exaltar bons exemplos, trajetórias edificantes e histórias inspiradoras. Nota-se um prazer mórbido em falar mal dos outros, em qualquer ambiente social. No trabalho, na mesa de bar, na reunião de família ou na fila do supermercado raramente se ouve reconhecimento por comportamentos acima da média.
No Rio Grande do Sul este sentimento pessimista é ainda mais intenso. Somos, como alguns definem, um enorme cesto repleto de caranguejos. Quando alguém consegue chegar ao topo para ganhar a liberdade alguém puxa o conterrâneo para baixo. O sucesso incomoda. É sempre vinculado a favores, sobrenome, carteiraço ou QI – quem indica. Elogiar gera sofrimento, postura destrutiva e pessimista.
Neste ambiente tóxico preocupa o futuro. Jovens com vocação de líderes têm poucos exemplos a serem seguidos. Pelo contrário. Proliferam péssimos comportamentos neste vale-tudo que tem solo fértil entre nós. Isso não é rotina apenas na política, como se viu ao longo da Operação Lava-Jato. O herói de hoje se transforma no presidiário do futuro com rapidez incrível.
A educação – sempre! – é a única esperança de transformação, mas pelo andar da carruagem e com base nos índices divulgados pelo Ministério da Educação – as perspectivas são desanimadoras. O analfabetismo, êxodo, desvalorização dos professores e o descaso com as condições materiais da maioria das escolas são manchetes diárias.
Seria ingênuo sugerir a adoção de uma espécie de “visão cor-de-rosa” do mundo, do país e do nosso Estado. Mas poderíamos agir com mais comprometimento na construção de um ambiente acolhedor que reconheça bons exemplos, apesar de serem raros. Enquanto “falar mal” for esporte nacional, teremos um Brasil conflagrado, rivalizado, egoísta. E as novas lideranças irão copiar os péssimos comportamentos que abundam por aí.

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à