O Partido Democrático Trabalhista (PDT) afirmou em nota, neste domingo (03), que a vereadora Eva Coelho (PDT) fez declarações sobre o bloco “Diálogos Por Livramento”, entre elas que o grupo está “mais para um bloco de carnaval”, porque estaria descontente com os rumos adotados pela sigla. De acordo com o presidente do partido, Sigmar Martins, a mesma insatisfação seria do vereador Enrique Civeira (PDT). “Esclareço que a referida vereadora, bem como o companheiro de bancada Enrique Civeira, têm as suas razões para optarem por sair do bloco e até mesmo do partido, e eu não posso discordar, pois entendo que são motivos sensatos”, diz trecho da nota, assinada por Sigmar.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
“Em primeiro lugar afirmo que atualmente vivemos num país de direito democrático, onde é permitido a livre expressão, o que nos concede também o direito da réplica e do contraponto.
Afirmo aqui que a vereadora Eva, digamos de passagem, independentemente da forma como se expressa e fala, pois ela está certa em não deixar de ser ela mesmo, vem fazendo um magnífico trabalho em busca de recursos para o nosso município, bem como suas ações sociais destinadas a crianças, pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Esclareço que a referida vereadora, bem como o companheiro de bancada Enrique Civeira, tem as suas razões para optarem por sair do bloco e até mesmo do partido, e eu não posso discordar, pois entendo que são motivos sensatos.
Os mesmos vêm manifestando um descontentamento e indisposição com os rumos tomados pelo PDT, em razão da forma com que foi apresentado o nome do companheiro Calico ao Bloco Diálogos por Livramento. Entendem os dois legisladores que foi feita uma “panelinha” definindo assim a escolha, panela esta, da qual me excluo, bem como o companheiro Hideraldo Echeveste, pois ambos também temos o desejo de concorrer internamente, no partido, para deliberação e escolha oficial do nome que irá representar o PDT na majoritária, junto ao bloco. Com isto digo que essa indicação não é definitiva, e sim uma indicação para atender uma demanda do bloco a fim de avanços nos planejamentos. A partir de fevereiro, de forma legal e legítima, serão feitas as convenções partidárias, onde eu e o companheiro Hideraldo iremos sim apresentar nossos nomes para apreciação e deliberação.
No entanto, o descontentamento da vereadora Eva, em sua fala, respingou no bloco, pois quando estamos de cabeça quente e espírito contrito, muitas vezes não medimos as palavras e não pensamos se irá atingir alguém longe do alvo.
O descontentamento não foi com o bloco, e sim com o PDT, porém a flecha lançada acabou atingindo o bloco.
Afirmo ainda que o bloco está unido, e segue trabalhando de forma dedicada, a fim de se apropriar das reais necessidades, demandas e carências do nosso município, a fim de formular um plano de governo, projetada de forma responsável e com viabilidade de execução.
É claro que o bloco faz muitas reuniões (uma por semana), que no meu ponto de vista é pouco e tempo insuficiente para conhecer e planejar tudo o que se pretende para o município, pelo menos por um período de 4 anos. É claro que temos outros compromissos, tais como profissionais, familiares, sociais e nossos afazeres pessoais como argumentou a vereadora Eva. No entanto, precisamos fazer valer o voto daqueles que em nós já depositaram ou depositarão a sua confiança. Um dia (de uma hora e meia) por semana, é muito pouco para delinear ações para um município com uma população de 84.421 habitantes, segundo o senso 2023.
Como presidente do Diretório municipal do PDT, é meu dever fazer valer o estatuto, e assim que as convenções forem permitidas legalmente, iremos convocar os membros do diretório e filiados, a fim definir, de forma definitiva, o nome do pré candidato à majoritária para apresentar oficialmente ao bloco, que por sua vez irá de forma democrática, escolher qual dos nomes será indicado para Prefeito e vice. Continuarei participando assiduamente das reuniões do bloco. Em tempo, manifesto aqui o meu real desejo de poder contribuir, na majoritária ou não, com ações que venham a mudar o cenário em que se encontra o nosso município, em se tratando de desenvolvimento humano, principalmente na área da educação e da saúde.”
O Jornal A Plateia entrou em contato com todos os partidos integrantes do Bloco para se manifestarem sobre o tema, caso achassem pertinente.