seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

STU e Prefeitura iniciam conversa sobre reajuste da tarifa de ônibus

STU e Prefeitura iniciam conversa sobre reajuste da tarifa de ônibus
População no aguardo da nova tarífa (Foto: Marcelo Pinto/AP)

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (STU) de Sant’Ana do Livramento iniciou, nessa semana, a rodada de conversas com a prefeita Ana Tarouco (PL) para pleitear o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano. Desde 27 de julho do ano passado, a passagem custa R$ 3,75. Segundo o Executivo, no primeiro diálogo, as empresas buscavam um valor acima de R$ 5,00, o que não foi aceito.
O STU argumenta que, atualmente, o sistema de transporte público urbano opera apenas com recursos provenientes das tarifas pagas pelos passageiros, já que o governo federal encerrou o repasse do subsídio que vinha fazendo desde o ano passado. A mudança vem fazendo com que outras prefeituras do Estado retomem os valores majorados das passagens.
O tema está em pauta há algumas semanas, quando A Plateia recebeu diversas denúncias relacionadas ao atraso e cancelamentos de linhas, antes previstas no quadro informativo da Terminal Central. Durante a reunião, a prefeita cobrou que haja melhorias, considerando as reclamações e a prestação do serviço de um modo geral.
Representante do STU, o advogado Enoc Guimarães afirma que as empresas têm enfrentado muitas dificuldades em se manter e fazer investimentos nas frotas de ônibus, devido à falta de repasse do governo federal. Enoc informou que o aumento de tarifa é, exclusivamente, para manter o sistema atual funcionando. “O óleo diesel está mais caro que a tarifa”, afirmou.
O Executivo e o STU devem ter um novo encontro nas próximas semanas, com uma proposta de reajuste que possa contemplar tanto os prestadores de serviço quanto os usuários.

Pulperia Casa de Carnes celebra 8 anos

Referência em cortes nobres, linguiças artesanais e opções para o dia a dia, a Pulperia une autenticidade, sabor e inovação para atender a comunidade santanense

Prenda de Livramento usa a internet para divulgar a cultura gaúcha

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura e a tradição gaúcha encontram na internet um novo palco para se manifestar e perpetuar. Se antes a preservação dos costumes se dava principalmente nos galpões e nas rodas de chimarrão, hoje, as redes sociais se mostram como ferramentas poderosas para a difusão e o fortalecimento do tradicionalismo. O tradicionalista e