O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgou na sexta-feira (24), que os municípios de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento terão um sistema de videomonitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, que permitirá um controle inédito nessa área protegida, a maior unidade de conservação no Bioma Pampa.
A ideia é identificar veículos, pessoas, a fauna nativa do Pampa e até a visualização de colunas de fumaça, dissuadindo a circulação de caçadores, ladrões de gado, assim como a pesca clandestina e os incêndios criminosos. “É uma área extensa que tínhamos grande dificuldade de fiscalizar, pois há locais que temos que percorrer mais de 500 quilômetros. Agora teremos imagens 24 h por dia, um grande avanço para a gestão ambiental”, explica o chefe do ICMBio em Livramento, Raul Paixão Coelho.
O moderno sistema de videomonitoramento é independente, pois funciona com geração elétrica, com placas solares para alimentar câmeras speed dome com análise inteligente de vídeo, software analítico, totalmente autônoma e contínua, com a visualização ininterrupta através de múltiplos monitores instalados na sede da APA. O sistema está sendo instalado pela empresa CASTSEG Segurança Inteligente e conta com recursos do fundo global GEF, intermediado pelo BID e Funbio.


Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso
O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não