dom, 13 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Comporta de barragem rompe e assusta comunidade do Ibicuí da Armada

Incra e Prefeitura fazem jogo de empurra sobre responsabilidade de intervenção no local

O vereador Leandro Ferreira (PT) denunciou, nessa quarta-feira (22), o rompimento da comporta da barragem localizada na comunidade rural do Ibicuí da Armada, no interior de Sant’Ana do Livramento. No local, os moradores estão assustados com o risco de ficarem isolados, com o possível isolamento da estrada de acesso, se houve um rompimento da barragem.

O parlamentar criticou a falta de atenção das autoridades para a situação, já que a barragem em questão está em uma área pública. O tema, porém, esbarra no ponto da reponsabilidade sobre o local. “O documento exarado nesta terça-feira pela divisão técnica do desenvolvimento do Incra, mostra autoridade passada para o Prefeitura de Sant’Ana do Livramento”, cobrou o vereador.

O coordenador da Defesa Civil, Ademir Pacheco, no entanto, afirma que a barragem é federal. “Então a responsabilidade é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), contatei o pessoal do Incra e informei da situação”, afirmou. “A população pede o fechamento da comporta da barragem, mas não temos pessoas especializadas no município para realizar este fechamento. O Incra tem que enviar um técnico para resolver este problema”, complementou Ademir.

Enquanto o jogo de empurra entre o Incra e a Prefeitura não tem uma definição, a comunidade alerta sobre a situação e pede que seja tomada uma autoridades pelas autoridade. “Queremos que as autoridades tomem uma atitude para tapar a comporta, pois nossas crianças passam diariamente com o transporte escolar no local”, alerta Elisangela de Souza, moradora da localidade.

Boa noite

Por: Gilberto Jasper

Incêndio atinge silo da Cotribá em Arroio Grande: Cooperativa garante segurança e inicia investigação

Um incêndio de grandes proporções atingiu um silo da Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda. – Cotribá, localizada em Arroio Grande, na BR-116. O incidente, que gerou repercussão em redes sociais e na imprensa local, foi confirmado pela própria cooperativa por meio de uma nota oficial divulgada à comunidade e seus cooperados. A Cotribá, com 114 anos de atuação e