seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Comporta de barragem rompe e assusta comunidade do Ibicuí da Armada

Incra e Prefeitura fazem jogo de empurra sobre responsabilidade de intervenção no local

O vereador Leandro Ferreira (PT) denunciou, nessa quarta-feira (22), o rompimento da comporta da barragem localizada na comunidade rural do Ibicuí da Armada, no interior de Sant’Ana do Livramento. No local, os moradores estão assustados com o risco de ficarem isolados, com o possível isolamento da estrada de acesso, se houve um rompimento da barragem.

O parlamentar criticou a falta de atenção das autoridades para a situação, já que a barragem em questão está em uma área pública. O tema, porém, esbarra no ponto da reponsabilidade sobre o local. “O documento exarado nesta terça-feira pela divisão técnica do desenvolvimento do Incra, mostra autoridade passada para o Prefeitura de Sant’Ana do Livramento”, cobrou o vereador.

O coordenador da Defesa Civil, Ademir Pacheco, no entanto, afirma que a barragem é federal. “Então a responsabilidade é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), contatei o pessoal do Incra e informei da situação”, afirmou. “A população pede o fechamento da comporta da barragem, mas não temos pessoas especializadas no município para realizar este fechamento. O Incra tem que enviar um técnico para resolver este problema”, complementou Ademir.

Enquanto o jogo de empurra entre o Incra e a Prefeitura não tem uma definição, a comunidade alerta sobre a situação e pede que seja tomada uma autoridades pelas autoridade. “Queremos que as autoridades tomem uma atitude para tapar a comporta, pois nossas crianças passam diariamente com o transporte escolar no local”, alerta Elisangela de Souza, moradora da localidade.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do