sáb, 12 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Japão busca ampliar cooperação entre o RS e o país asiático

Teiji Hayashi realiza a primeira visita oficial ao Estado
Embaixador japonês faz sua primeira visita ao Estado - Foto: Alexandre Farina
POR ALEXANDRE FARINA / ASCOM

O Japão e o Rio Grande do Sul deram um passo à frente nas relações institucionais entre ambos. Nesta sexta-feira (17/11), o governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Ernani Polo, reuniram-se com o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, que está pela primeira vez no Estado. O objetivo do encontro é ampliar a cooperação nas áreas de saúde, comercial, econômica e técnica, assim como  entender a tecnologia japonesa usada para enfrentamento aos eventos climáticos, que são comuns no país.

O encontro foi marcado pelo diálogo, que exaltou a parceria comercial entre o RS e o país asiático, já que o Japão é grande importador de carne gaúcha, além de outros produtos. Eles ainda buscaram estreitar os laços para troca de conhecimento para possibilitar a viabilização de um fundo japonês para estados atingidos por desastres naturais.

O embaixador  ainda ressaltou interesse em ampliar a cooperação em áreas como saúde, comercial, econômica e técnica. O governador Eduardo Leite destacou a importância dessa aproximação. “Especialmente nesta questão das tecnologias que o com o Japão está mais avançado na identificação de eventos climáticos para aplicar no nosso Estado”, disse.

O secretário Ernani Polo salientou o status sanitário do RS, de zona livre de febre aftosa sem vacinação: “Tendo em vista esta condição, precisamos avançar na exportação de proteína gaúcha para o Japão, disse.

Polo também destacou a produção que o RS possui em energias renováveis, por meio da biomassa: “ A possibilidade de diversificar a a matriz energética foi trazida pelo embaixador japonês, já que o país é um grande importador de pellets, e nós podemos avaliar mais essa produção no Estado”, disse.

O embaixador ainda solicitou ao governador a ampliação das relações de irmandade do Rio Grande do Sul com a província japonesa de Shiga. O governador ressaltou ainda que pretende realizar uma missão ao Japão em 2024, visando maior proximidade com o país asiático e ampliação das relações bilaterais.

Acompanharam a reunião o cônsul-geral adjunto, Oiwa Rei, o cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi, o  diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), da Sedec, Evaldo da Silva Júnior, o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Cammardeli, e a coordenadora da bancada federal gaúcha, Any Ortiz.