sáb, 12 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Segundo teste de lançamento do Megafoguete Starship, da SpaceX, aconteceu neste sábado

Neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília), a SpaceX realizou a decolagem da nave Starship com sucesso, considerada a nave espacial mais poderosa do mundo até então. Trata-se da segunda tentativa de voo; em abril, a companhia de Elon Musk já havia enviado uma nave idêntica, contudo, o lançamento falhou e o foguete explodiu por conta de um problema no propulsor Super Heavy.

No segundo lançamento,todos os motores foram ativados com sucesso e a Starship fez uma bela decolagem em direção ao espaço e, felizmente, ela teve mais êxito que a última tentativa – que não durou mais que três minutos. Após cerca de quatro minutos, os dois primeiros estágios, propulsor e cápsula, foram desconectados com sucesso e a nave continuou em direção à órbita da Terra.

A Starship voltou aos testes de voo integrados com seu segundo lançamento da Starbase no Texas. Embora não tenha acontecido em um laboratório ou em uma bancada de testes, foi absolutamente um teste. O que fizemos fornecerá dados inestimáveis ​​para continuar o rápido desenvolvimento da Starship.

A Starship decolou com sucesso sob a potência de todos os 33 motores Raptor no Super Heavy Booster e passou por uma separação de estágio bem-sucedida. O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada após a separação do estágio e a queima do boostback enquanto os motores da nave estelar funcionavam por vários minutos em seu caminho para o espaço, subindo a uma altitude de aproximadamente 150 quilômetros.

Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária.

Após a decolagem, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação.

A explosão do propulsor Super Heavy (parte inferior da nave) aconteceu cerca de três minutos após o lançamento, após ele se separar da cápsula Starship (parte superior). A SpaceX admitiu que isso não era programado, mas disse que sabia da possibilidade de um incidente.

Não houve feridos ou danos à propriedade pública por conta do acidente, informou a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).