ter, 6 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Unipampa realizará evento sobre Consciência Negra

O evento é gratuito e acontece na sede da Universidade

Entre os dias 20 ao 22 de novembro, a Universidade Federal do Pampa, campus de Sant’Ana do Livramento junto com o grupo Núcleo de Estudos e Pesquisa Afrobrasileiro e Indígena (NEABI) Quilombo do Pampa, realizará uma série de atividades sobre a Consciência Negra.

O evento contará com as seguintes atividades:

Segunda-feira (20):

  • Café com a ADAFI às 9h;
  • Amostra Cultural: Grupo Abadá Capoeira às 15h;
  • Batalha de rima às 18h.

Terça-feira (21):

  • Encontro dos movimentos negros da fronteira às 15h;
  • Fórum de personalidades negras às 19h.

Quarta-feira (21):

  • Apresentações de pesquisas às 17h;
  • Cerimônia de encerramento com apresentação de candomblé às 20h.

O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Consciência Negra para coincidir com o suposto dia da morte de Zumbi dos Palmares, maior líder negro do Brasil, lutou pela libertação do povo negro contra o regime escravista.

Resumo de terça-feira – 06/05/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Eleição faz Lula trocar ministra das Mulheres   O ESTADO DE S. PAULO – Ministro assinou emenda que adiou controle de desconto de aposentados   FOLHA DE S. PAULO – 29% dos brasileiros não conseguem entender texto simples nem fazer contas   O GLOBO – Quase um terço dos

A REIVENÇÃO DE ODACIR KLEIN

Aos 82 anos, Odacir Klein se reinventa. Esta semana ele gravou o primeiro episódio de um curso sobre reforma tributária e as consequências para a cidadania. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Cubo Filmes. Klein foi deputado federal, secretário e ministro, além de ocupar diversas outras funções públicas. Ele é natural de Getúlio Vargas.

A conta do roubo aos aposentados, pensionistas e inválidos vai cair no colo do povo?

Nos últimos dias, o Brasil tomou conhecimento de um escândalo bilionário que atinge o coração da Previdência Social: o desconto indevido de valores em aposentadorias e pensões, praticado por entidades conveniadas ao INSS. Milhões de beneficiários, muitos deles idosos e vulneráveis, foram vítimas de cobranças sem autorização — um verdadeiro estelionato institucionalizado, que perdurou durante anos e se multiplicou na