qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Radar da Política | Opinião: Análise de conjuntura

Estamos a praticamente um ano das eleições municipais de 2024 e as mobilizações visando êxito no pleito já se iniciaram. Como alguns agentes políticos dizem, “a política é dinâmica” e tudo muda a todo momento. No entanto, hoje, é possível fazer uma projeção do que pode acontecer na disputa majoritária do ano que vem em Sant’Ana do Livramento.
Dentro do que tenho observado, parece-me que hoje a disputa ao Executivo Municipal afunila-se para uma polarização, tal como as eleições de 2022 entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Sendo a direita representada naturalmente pela prefeita Ana Tarouco (PL) que, em tese, disputará a reeleição e, por outro lado, a esquerda unida teria seu nome para tentar retirar a possibilidade da atual mandatária ser reconduzida por mais quatro anos. Todos os movimentos indicam a possibilidade deste nome ser o do vereador Aquiles Pires (PT).
Outra possibilidade seria a fragmentação de partidos: seja pela direita ou esquerda, surgindo assim mais candidaturas. Isso aconteceria em caso de divergências entre os partidos, porque afinal de contas cada um tem os seus interesses. Obviamente, os cenários irão se consolindando na medida em que a eleição for se aproximando. Não se pode esquecer que, caso a polarização se concretize, uma terceira via possa surgir.

Articulação pelo fim do feriado

Após a derrubada do feriado do “Dia do Evangélico” em Sant’Ana do Livramento, interlocutores sinalizam que já existe uma moblização de algumas entidades para tentar a revogação da lei que institui o feriado de Iemanjá no município, a ser celebrado no dia 2 de fevereiro. De acordo com uma justificativa de ausência protocolada na Câmara Municipal, nessa semana já aconteceu uma reunião entre o Sindilojas e a vereadora Eva Coelho (PDT) para debater o assunto. A parlamentar foi a proponente do feriado.
Certamente o debate acerca do tema está somente iniciando e deverá causar muita polêmica.

HOMENAGEM

No dia 15 de novembro a Rádio RCC FM estará completando 40 anos de história. Em virtude disso, na próxima terça-feira (7), às 11h, acontecerá uma sessão solene em homenagem ao veículo de comunicação no Poder Legislativo Municipal. A proposição foi de iniciativa do vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB).
Os diretores e colaboradores do Grupo A Plateia participarão da atividade, que ocorrerá no Plenário João Goulart.

Governador Eduardo Leite e prefeita Paula Mascarenhas
(Foto: Redes Sociais)

Nova presidência

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, é a mais nova presidente do PSDB no Rio Grande do Sul. Segundo a própria sigla, dos 105 membros do diretório estadual, 53% são mulheres e 47% homens. Ela é a quarta mulher a presidir o PSDB-RS. A convenção, que aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre, ainda elegeu 17 delegados do estado para a convenção nacional dos tucanos.
“Vivi um dia de fortes emoções e de muita gratidão. Recebi a confiança unânime dos meus companheiros e companheiras do PSDB para presidir o partido no Estado pelos próximos dois anos”, publicou Paula nas redes sociais.
Conforme apurado pelo colunista Edis Elgarte e publicado na Coluna Bastidores do Jornal A Plateia desta edição, também foi deliberado na convenção apoio do PSDB em Livramento a gestão da prefeita Ana Tarouco (PL).

Exoneração

O agora ex-assessor parlamentar do vereador Enrique Civeira (PDT), Flávio “Bekão” Arnez, pediu exoneração do cargo nesta semana. Segundo informações, a saída teria se dado de maneira tranquila e motivada por questões pessoais de Bekão. Ele é conhecido na comunidade santanense como uma figura solidária e de um “coração enorme”, pois está sempre realizando entrega de marmitas para as pessoas que mais precisam, além de realizar outras ações sociais.
No Legislativo, Bekão sempre manteve uma boa relação com os colegas e nunca mediu esforços para atender as demandas da sociedade.
Apoiador de longa data de Enrique, agora Flávio Arnez não integra mais sua assessoria, “obrigando” assim, o vereador pedestista nomear um substituto nos próximos dias.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos