qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Cada vez que algum indicador de qualidade – ou quantidade – de avaliação da educação é divulgado resulta em sentimentos como vergonha, preocupação e revolta. Base de tudo, o ensino em nosso país é responsável por um conjunto infindável de consequências cuja causa é o empobrecimento das bases consolidadas dentro da sala de aula.

O expediente de usar o ambiente escolar para disseminar conteúdos políticos e ideológicos não é novo. Sempre houve agentes mais preocupados em defender seus pontos de vista partidários em detrimento da redução do analfabetismo, da evasão e do desinteresse reinante.

Com o advento das redes sociais proliferam vídeos denunciando práticas que nada têm a ver com os ditames do currículo a ser implementado. A tentativa de manipulação dos alunos, como se fossem aspirantes ao cargo de cabos eleitorais, ganhou contornos de epidemia no Brasil. Esta espiral torna-se tem se agravado em decorrência de uma série de fatores.

É preciso reconhecer que um componente fundamental para turbinar as distorções escolares é a falta de comprometimento de muitos pais e responsáveis pela educação dos jovens. Não resta dúvida que é extenuante sentar-se com os filhos para conversar sobre o dia a dia na escola ou para corrigir as lições. Também desgasta insistir – e participar – de períodos de estudos e conhecer os coleguinhas pelo nome. Também faz parte da rotina conversar com os professores para trocar ideias, mostrar-se disponível e disposto a aceitar eventuais críticas ao herdeiro.

O que se observa é um quadro de desinteresse de pais que gastam o tempo livre nas redes sociais ao invés de compartilhar do cotidiano escolar dentro de casa. Chamados à escola, frequentemente se mostram contrariados diante de críticas que incluem desleixo na sala de aula e falta de comprometimento para cumprir tarefas. Costumam defender o filho, sem ao menos ouvir o professor, figura outrora valorizada.

O retrocesso no respeito à hierarquia em nome de “novas e modernas práticas” têm mostrado, ao longo do tempo, que os resultados são frustrantes. O formato das aulas, os materiais empregados e a didática também contribuem para aumentar o fosso entre o ensino ideal e a realidade brasileira.

Balance con “broche de oro” para el “Hermanando Patrias 2025” en Rivera

Culminada la edición 23ª de “Hermanando Patrias” en la ciudad de Rivera, los organizadores responsables de dicho evento cultural, Profesores Jorge López Arezo y Cecilia Da Rosa Gatto, manifestaron su regocijo de haber logrado una gran fiesta entre todos los participantes. Aportando un evento de trascendencia, con aporte cultural y también turístico en la frontera. Con referencia al evento, indicaron