dom, 24 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

LicitaCon do TCE é destaque no Prêmio Inova Contábil

Foto: César Silvestro

Com o case sobre o Sistema de Licitações e Contratos (LicitaCon), apresentado pelo diretor de Controle e Fiscalização, Bruno Londero, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) conquistou o Selo de Bronze na primeira edição do Prêmio Inova Contábil na 19ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O evento realizou-se de 25 a 27 de outubro, em Bento Gonçalves. Entre os dez selecionados, o tribunal também participou com o trabalho referente ao Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas (SIAPC), discorrido pelo auditor externo, Aramis Costa de Souza.

Ao analisar a premiação, Bruno Londero afirmou que o destaque do LicitaCon possibilitou expôr os benefícios gerados em economia diante da quantidade das licitações públicas analisadas com a utilização de inteligência artificial e robôs. “Esse case de sucesso permitiu apresentar o importante impacto na transparência das contas públicas e no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O diretor observou que os processos do TCE-RS no certame serviram para destacar o papel da instituição enquanto interlocutor junto ao setor produtivo, à sociedade e aos profissionais de contabilidade. Disse ainda que os cases do LicitaCon e do SIAPC, para os contadores, representou uma oportunidade de interação do setor responsável pela fiscalização das contas públicas com a iniciativa privada.

Conforme Bruno Londero foi demonstrado que a atuação e as análises transparentes e técnicas do tribunal contribuem para qualificar as estruturas organizacionais dos fornecedores às instituições públicas do Estado e dos municípios, no comércio, indústria e serviços.

Sérgio Seppi – Assessoria de Comunicação Social

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

NÓS, DA ECONOMIA PRATEADA

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected]   A cada dia deparamos com novos termos que, na realidade, servem para designar velhas situações. Uma das expressões da moda é “economia prateada”. Isso significa toda a atividade econômica que gira em torno dos produtos e serviços consumidos por pessoas com 50 anos ou mais, também conhecidos como geração prateada. Em outras palavras, é o mercado

Por Afonso Hamm: Cavaleiros conduzem a Chama Farroupilha de Caxias do Sul a Dom Pedrito e passam por Bagé

O deputado federal Afonso Hamm publicou, neste domingo, em suas redes sociais, um vídeo celebrando a passagem de um grupo de cavaleiros de Dom Pedrito. Os tradicionalistas estão em uma jornada especial, conduzindo a Chama Crioula desde Caxias do Sul até Dom Pedrito, onde a centelha será distribuída para toda a 18ª Região Tradicionalista, entre os dias 29 a 31