seg, 7 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Zucco exige providências de governo Leite contra MST em Hulha Negra

Grupo sem-terra está acampado às margens da BR-293

O deputado federal Luciano Zucco (Republicanos-RS) encaminhou, nesta segunda-feira (23), ofício ao governador do Estado, Eduardo Leite, cobrando máxima atenção para o aumento da tensão em Hulha Negra, onde o MST montou um acampamento às margens da BR-293. Ex-presidente da CPI do MST e presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero, Zucco vem alertando para a retomada das ações violentas do movimento desde o fim das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito. “Nos últimos dias, tivemos exemplos claros de que a facção MST está vestida para a guerra. No Rio Grande do Sul vivemos um barril de pólvora prestes a explodir. Alguém tem alguma dúvida de que essa mobilização precede uma ação criminosa?”, questionou.

Em Guarapuava, no Paraná, a Polícia Militar prendeu lideranças sem-terra com armas ilegais dentro das áreas invadidas. Além disso, o grupo escoltou dois policiais rodoviários, mantendo os servidores da segurança em cárcere privado. Em Santa Catarina, a tensão também é crescente. Lá, o MST invadiu uma propriedade em Canoinhas e, 15 horas depois, a PM catarinense executou a reintegração de posse. “Que o governador Eduardo Leite se inspire nestes últimos dois exemplos de governos onde a lei foi cumprida com rigor e agilidade”, destacou Zucco.

Nesta terça-feira (24), a partir das 12h, acontece o lançamento da Frente Parlamentar Invasão Zero. A solenidade de instalação acontece na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na oportunidade, também será lançado o livro “Da Terra ao Pó: a CPI que revelou o terrorismo do MST”, coletânea de artigos dos parlamentares de oposição que participaram dos trabalhos de investigação sobre a escalada de violência no campo após a volta da esquerda ao poder.

O colegiado nasce imediatamente após o encerramento da CPI do MST e tem como principal objetivo a defesa intransigente pelo direito à propriedade. No total, 201 parlamentares entre deputados e senadores aderiram à iniciativa. Trata-se de um fórum de debates, articulação e pressão contra o avanço do terror no campo e na cidade. Entre as autoridades já confirmadas para o evento, destaque para a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas, e do presidente da República, Jair Bolsonaro, que serão os padrinhos da Frente Parlamentar Invasão Zero.