ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Ernani Polo acompanha Governador Eduardo Leite e secretários no 9° Cosud, em Santa Catarina

Secretário do Desenvolvimento Econômico participa do evento que inicia nesta quinta-feira (19) e segue até sábado (21) na capital paulista_

O governador Eduardo Leite e uma comitiva formada por secretários estaduais do Rio Grande do Sul participarão do 9º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), entre 19 e 21 de outubro, na cidade de São Paulo. O evento é voltado para governadores e gestores públicos dos estados do Sul e Sudeste. O secretário do desenvolvimento econômico do RS, Ernani Polo estará presente para uma série de reuniões com representantes de outros Estados. O Secretário também aproveita ida a capital paulista para reunir-se com empresários que com sede em São Paulo e que possuem negócios no RS, a fim de potencializá-los e criar novas oportunidades de investimentos.

Ao lado do diretor-geral adjunto da pasta, Roger Pozzi, o secretário Ernani Polo irá participar, já nesta quinta feira (19) de reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento e de reuniões com as agências de investimentos e com os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico das duas regiões.

“A criação do Cosud tem como objetivo principal essa integração entre os Estados do Sul e do Sudeste, para troca de experiências, a fim de construir ações conjuntas para potencializar o desenvolvimento dessas importantes regiões do Brasil. O próximo encontro vai ser sediado no RS, então é importante estarmos acompanhando e prospectando diálogos com empreendedores que possuem negócios no Estado para novos investimentos. Também teremos mais um encontro com agências de desenvolvimento, conhecendo seu trabalho de atuação, já que estamos estruturando aqui no RS a nossa agência de desenvolvimento o que vai nos trazer um avanço muito significativo” , ressalta o secretário Ernani Polo.

Durante três dias, serão realizados debates sobre ações para fortalecer a cooperação entre os governos e sobre políticas públicas de interesse comum das duas regiões.

.“A cada encontro, reafirmamos os nossos compromissos federativos, buscando alinhar políticas e fortalecer propósitos. Precisamos nos aliar e nos complementar, não para diminuir o espaço de qualquer região ou unidade federativa, mas para trabalharmos, de maneira ponderada, em benefício das populações que representamos. Estados e regiões fortes farão o Brasil mais forte”, destaca o governador Eduardo Leite.

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores

Por Rodrigo Lorenzoni: Pedido de vista do PL impede novamente votação do projeto que extingue taxa do CRLV

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (21), a votação do parecer favorável ao Projeto de Lei 599/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni, foi novamente adiada após pedido de vista, desta vez pela bancada do Partido Liberal, que tem se posicionado pela defesa da redução de impostos. O projeto propõe a extinção da taxa de